“Rumo às epistemologias das quebradas” – IHAC transmite defesa de tese de doutorado do Pós-Cultura

“Rumo às epistemologias das quebradas” – IHAC transmite defesa de tese de doutorado do Pós-Cultura

No dia 6 de abril, a partir das 14h30, o IHAC transmite através do seu canal no Youtube a defesa de doutorado da estudante do Pós-Cultura, Bruna Pegna Hercog. O trabalho, intitulado “Rumo às epistemologias das quebradas: iniciativas juvenis em arte e comunicação em Salvador (Bahia, Brasil) e Cali (Valle del Cauca, Colômbia)”, foi orientado pelos professores Carlos Bonfim e Gisele Nussbaumer.

Sobre o trabalho:
Esta teia-tese é um trabalho feito em trama, em diálogo. A encruzilhada foi adotada como operador conceitual para observar como as juventudes atuam politicamente produzindo arte e comunicação nas periferias – estes outros centros – de Salvador (Bahia, Brasil) e de Cali (Valle Del Cauca, Colômbia). A partir do acompanhamento da atuação de 28 coletivos (15 em Salvador e 13 em Cali) e interações dialógicas mais aprofundadas com quatro coletivos, dois em cada cidade, a hipótese da pesquisa foi se consolidando, assim como a pergunta que passou a guiar a teia: com suas táticas e produções artísticas os coletivos das quebradas de Salvador e de Cali não estariam produzindo conhecimentos capazes de incidir nos processos de emancipação dos seus territórios? Não estaríamos, portanto, rumo às epistemologias das quebradas? O desafio foi observar as epistemes que tensionam uma pretensa “epistemologia única”. Conectei experiências juvenis com o objetivo de identificar recorrências entre suas práticas e produções e, a partir delas, observar convergências, não equivalências, pois não se trata de um estudo comparativo. Constatei que estas “juventudes em movimento” caminham tendo a arte e a comunicação como alicerces pedagógicos, a ancestralidade como bússola, o território como âncora e a aposta pelo comunitário como catalisadora da atuação. Por meio do uso político da palavra elaboram dribles epistêmicos: táticas coletivas que se propõem a ressignificar os imaginários estigmatizados, produções de conhecimento que se dão na tensão, na negociação constante, e que encontram esteio nas cosmovisões afrodiaspóricas. Com suas atuações e produções artísticas e comunicacionais, mais do que resistir, os coletivos acompanhados colocam em xeque cânones diversos, refazendo perguntas e questionando o que se convencionou chamar de conhecimento legítimo.

INFORMAÇÕES
Dia/horário da defesa: 06/04 (quarta-feira) | 14h30
Título da tese: Rumo às epistemologias das quebradas: iniciativas juvenis em arte e comunicação em Salvador (Bahia, Brasil) e Cali (Valle del Cauca, Colômbia)
Doutoranda: Bruna Pegna Hercog
Orientadoras/es: Carlos Bonfim e Gisele Nussbaumer
Banca examinadora: Adriana Facina (PPGAS/UFRJ), Ana Lúcia Silva Souza (ProfLetras/UFBA) e Leandro de Paula (Poscultura/UFBA)
Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Pml8FOOglYM