CONSUNI decide pela manutenção do retorno às atividades presenciais em 2022.1

CONSUNI decide pela manutenção do retorno às atividades presenciais em 2022.1

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC

COMUNICADO

Na reunião desta quarta-feira do CONSUNI, dia 23/02/2022, após análise técnica do Comitê de Assessoramento da COVID-19 na UFBA, decidiu-se pela manutenção do retorno às atividades presenciais, de acordo com o plano de biossegurança da UFBA e das unidades. A decisão levou em consideração os dados epidemiológicos atuais da pandemia, e principalmente o aumento da cobertura vacinal em Salvador e na Bahia.

O quadro atual da vacinação é favorável ao retorno, ainda que tenhamos de persistir com outras medidas protetivas: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. Certamente, teremos bastante desafio pela frente, mas, com a participação coletiva, solidariedade e cuidado mútuo, poderemos responder a esses desafios e superar as dificuldades que poderão surgir.

Houve também a recomendação de que a primeira semana de aula possa acontecer de forma remota. O que não impede que as atividades presenciais já programadas possam ocorrer.

Destaco também a importância da resolução n.07/2021 (https://ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resolucao_consuni_07.2021_1.pdf), e principalmente o § 1º do  Art.2º, que diz:  As atividades presenciais nos campi da UFBA somente poderão ser realizadas por pessoas com esquema vacinal completo contra a COVID-19, cujo procedimento de controle será regulado por ato próprio da Administração Central.

Em relação à comprovação vacinal dos/as discentes matriculados/as nos componentes, os colegiados receberão a lista com os nomes daqueles/as com pendência no esquema vacinal. Estamos já providenciando uma reunião com a PROGRAD para nos ajudar nesse processo de acompanhamento e de comunicação com a comunidade. Estamos também em contato com outros órgãos da administração central para nos dar o apoio com o que for necessário.

Destaco que o plano de biossegurança e de retorno às atividades presenciais do IHAC foi aprovado em reunião de congregação do dia 15/02/22 e foi encaminhado ao Comitê de Assessoramento da COVID-19 na UFBA. Conforme consta no plano, o retorno às atividades administrativas presenciais do IHAC vai acontecer a partir do dia 07 de março de 2022. Recomenda-se que, em cada setor, as chefias imediatas organizem este retorno, considerando as formas de ocupação, tempo de permanência e número de pessoas no mesmo espaço.

Em breve, daremos mais notícias.

Luís Augusto Vasconcelos da Silva
Diretor do IHAC