IHAC conta com 4 Programas de Pós- Graduação
Um questionamento recorrente aos primeiro alunos dos BIs era em que eles se formariam. Agora com a aproximação da formatura da primeira turma, no final do ano 2011, a questão é a continuação dos estudos com uma pós-graduação, principalmente para aqueles que querem seguir a carreira acadêmica. Pensando nisso a direção do IHAC vem articulando e criando convênios para dar continuidade de estudos aos alunos. Ao todo são quatro possibilidades diretamente articuladas ao IHAC, confira abaixo:
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura)
Sediado no IHAC e coordenado pelo professor Paulo César Miguez, o PÓS-CULTURA, criado em 2005, busca principalmente qualificar recursos humanos na área da cultura, em um patamar de pós-graduação, objetivando atender a demanda social de pesquisadores, professores e profissionais nessa área específica. A qualificação almejada pressupõe não apenas atividades de ensino, mas também a construção de um lugar institucional de pesquisa em cultura, em seu sentido geral e integrado. O curso no momento esta realizando seleção de novos alunos. Saiba mais aqui http://www.poscultura.ufba.br
Ensino, Filosofia e História das Ciências – EFHC
Coordenado pelo prof. André Mattedi Dias, fundado em 1999, o curso- no qual o IHAC é unidade co-promotora juntamente com os institutos de Física, Biologia, Química, Matemática e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS,) tem como foco de atenção o exame crítico da ciência, de seus resultados, de sua produção e de sua difusão, especialmente através do ensino.
O Mestrado vem recrutando seus estudantes prioritariamente entre licenciados e professores universitários envolvidos com o ensino das diversas disciplinas científicas e também entre graduados oriundos das Humanidades, vocacionados para a análise crítica da ciência. Como decorrência do próprio objeto de estudo do Programa, são fortemente recomendadas pesquisas e dissertações em aspectos históricos e epistemológicos da ciência que tenham implicações no ensino das ciências.
“O curso foi reavaliado com nota 5 na última avaliação trienal do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estamos discutindo com a direção do IHAC uma proposta de área de concentração associada ao Programa” diz Mattedi.Saiba mais aqui : http://www.ppgefhc.ufba.br
Programa de Estudos Interdisciplinares Sobre Universidade – EISU
Sediado no IHAC e coordenado pelo professor Naomar de Almeida. O curso tem a previsão de ser implantado ainda esse semestre com a primeira turma prevista para agosto 2011. Diretamente ligado ao curso, foi criado o Centro de Estudos sobre a Universidade (CEU/IHAC). “Trata-se de um órgão fundante para o PPG/EISU – Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, aprovado pela CAPES no nível Mestrado, mas que estamos tencionando para, em recurso ou ressubmissão, implantar o nível doutorado” diz Naomar.
Programa Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
Em convenio com a Faculdade de Educação e coordenado pelo professor Dante Galeffi, o Programa, que ainda encontra-se em processo de criação, tem como objetivo buscar compreender a complexidade dos processos de geração e difusão do conhecimento, através de múltiplas perspectivas epistemológicas e desenvolvimento de aportes teórico-metodológicos, construindo modelos de interpretação, análise e explicação desses processos e seus impactos na sociedade.
O programa visa duas linhas de pesquisa, que buscam aprofundar a compreensão do que vem sendo feito com o conhecimento produzido no Brasil, especialmente na área de Ciência e Tecnologia. São elas:
– Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação
A geração do conhecimento, sua relação com diferentes linguagens e processos cognitivos e informacionais é o objeto desta linha de pesquisa, que visa desenvolver estudos relativos à análise cognitiva e à modelagem do conhecimento, buscando aprofundar as relações entre criatividade, construção de conhecimento, linguagens que permitem a comunicação deste conhecimento, codificação deste como informação e aprendizagem.
– Difusão do Conhecimento: Informação, Comunicação e Gestão
Estudar processos de difusão do conhecimento na sociedade, através da análise cognitiva e da modelagem do conhecimento, é o propósito desta linha, que procura relacionar tais processos com meios e modos de informação e comunicação que possibilitam a tradução, transferência, (re)apropriação e (re)construção do conhecimento que se difunde. Pretende-se ainda integrar estudos sobre as contribuições da gestão do conhecimento para ampliar o potencial destes processos, notadamente no que se refere a recuperação de dados e informações (memórias), socialização de conhecimentos tácitos, combinação de conhecimentos explícitos e aprendizagem colaborativa.