Balança Eletrônica Portátil | Professor Ivan Monsão deposita o seu 13º pedido de patente

Balança Eletrônica Portátil | Professor Ivan Monsão deposita o seu 13º pedido de patente

O professor Ivan Monsão, docente vinculado ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia do IHAC, acaba de depositar o seu 13º pedido de patente. Isso acontece no mês em que o instituto comemora seu aniversário de 13 anos. 

Esse depósito é o resultado de seu projeto de pesquisa intitulado “Aplicação e Divulgação da Propriedade Intelectual”, cujo objetivo é a aplicação prática de conceitos multidisciplinares para a solução de problemas práticos e seu posterior registro na forma de patentes.  

O projeto visa demonstrar aos estudantes a utilidade e a necessidade do aprendizado e domínio dos conteúdos vistos em sala de aula, aliados aos conceitos de invenção, propriedade  intelectual e inovação. Ainda, objetiva-se a motivação para o aprendizado de técnicas de solução de problemas e para a realização de treinamentos na área de Propriedade Intelectual. O projeto está baseado na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016/2022 do MCTIC- Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social.

Além dos depósitos de patente, os resultados serão divulgados em seminários de disciplinas de criação de produtos, inovação e empreendedorismo e em sessões de orientação acadêmica/profissional.

Esse novo depósito diz respeito a uma Balança Eletrônica Portátil para ser usada em buffets de comida por peso. Os restaurantes por peso foram criados para oferecer a possibilidade de um melhor controle da quantidade de alimentos consumidos e reduzir o desperdício.

Algumas pessoas gostariam de controlar a quantidade de alimento ao se servirem, mas devido à natureza do processo, isso nem sempre é possível. Partindo da compreensão, esta nova Balança Eletrônica Portátil permite descontar o peso de qualquer tipo de prato e saber com precisão a quantidade de alimento que está sendo colocada sobre o prato a cada instante.

Pedido INPI BR 10 2021 023947 6