
Laboratório IMAGINAR MUITO MESMO recebe a professora Claudia Attimonelli

A Professora Claudia Attimonelli (Universidade Aldo Moro de Bari, Itália) é a próxima convidada do laboratório IMAGINAR MUITO MESMO (@imaginarmuitomesmo), coordenado por Sheila Ribeiro (IHAC/UFBA). O encontro acontecerá na próxima quinta-feira, 18 de novembro de 2021, às 11h na plataforma do IHAC Digital. A sociosemióloga e pesquisadora de Estudos Visuais e Cultura Digital nos convida para um passeio que atravessará gênero e tecnologia.
As pesquisas de Claudia Attimonelli perpassam o âmbito da semiótica e da antropologia visual contemporânea, contando com referências dos estudos em moda, mídia, cinema, fotografia e das culturas musicais. Claudia é também autora de vários livros nestes, alguns deles traduzidos no Brasil, como Nossas Vidas Além do Black Mirror (2021/Editora Sulina) que discorre sobre o fato de que artefatos técnicos virtuais e robóticos postos à nossa disposição controlam o mundo não mais pertencendo aos humanos. Assim como, Pornocultura: Viagem ao Fundo da Carne (2017/Editora Sulina) — ambos escritos juntamente com o sociólogo Vincenzo Susca (Universidade Paul-Valéry, MontPellier III). Lançado este mês, o livro L’elettronica è donna (A eletrônica é uma mulher, 2021, Castelvecchi) relata a presença das mulheres na eletrônica, tendo a professora Sheila Ribeiro como uma dessas mulheres.
A autoria do texto de divulgação é de Marianna Quintanilha, artista, fotógrafa e estudante do BI em Artes. (IHAC/UFBA).
A arte da divulgação foi construída pelo artista e estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes (BI-Artes/UFBA), Douglas Bonfim.