Semana da Educação, Tecnologias e Interdisciplinaridades abre inscrições e divulga programação

Semana da Educação, Tecnologias e Interdisciplinaridades abre inscrições e divulga programação

Já estão abertas as inscrições para a Semana da Educação, Tecnologias e Interdisciplinaridades (Semana ETI), que acontece entre os dias 16 e 19 de novembro de 2021, de modo online, com transmissão ao vivo através do IHAC Digital (ihacdigital.ufba.br). Haverá emissão de certificados para as/os participantes.

A chamada para submissão de trabalhos para o e-book do evento também está aberta. A publicação vai reunir até 20 trabalhos selecionados entre artigos, ensaios, resumos expandidos ou resenhas que estejam em diálogo com o tema “Educação e tecnologias, podendo ser interdisciplinar”.

Para saber como se inscrever ou submeter trabalhos acesse o Linktree do evento no endereço linktr.ee/semana.eti ou visite o perfil @semana.eti no Instagram.

Trata-se de uma ação que busca promover o diálogo, a colaboração e o compartilhamento de saberes sobre educação e tecnologias por meio de um viés interdisciplinar. O evento também busca articular Ensino, Pesquisa e Extensão a partir de atividades, fazeres e saberes envolvendo professores, gestores, estudantes e a comunidade externa à UFBA.

A Semana ETI é promovida por estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC-UFBA) e apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT) por meio da Chamada para Concessão de Apoio à Organização de Eventos Estudantis não-presenciais – Tessituras.

Programação

No primeiro dia, a Semana ETI faz sua abertura com a temática “Um diálogo sobre educação, tecnologias e interdisciplinaridades”. O encontro contará com a presença das pedagogas Karina Menezes, Alessandra Assis, Marta Lícia Teles e Jacqueline Leal para um debate sobre o assunto. A ideia será discutir, apresentar e reforçar a importância e incentivo da educação, sobretudo no momento de intenso uso das tecnologias nas diversas áreas do saber, em contraste com as dificuldades e desafios relativos do acesso.

A segunda mesa abordará o tema “O papel docente e a educação em tempos de crise” com as participações da professora e líder comunitária Emília Machado, da professora Isa Beatriz Neves, docente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), além do estudante, docente e pesquisador Murilo Guerreiro, que atua nos campos da Ciência da Computação e Educação Inclusiva.

O terceiro dia da Semana ETI traz a temática “Ciência em movimento”. Para conversar sobre o assunto, a mesa contará com as presenças de estudantes, que irão compartilhar suas produções acadêmicas que colaboram em diferentes áreas do saberes para a melhoria social. São elas/es: Alvaro Gustavo Moraes, para falar sobre sua pesquisa sobre direitos humanos e tecnologias; Julia Dias, que irá apresentar sua produção sobre telemedicina em tempos de covid-19; Patrícia Brito e Marbrisa Reis, que vão debater sobre geotecnologias e mapeamento colaborativo e comunitário.

No quarto e último dia da Semana ETI haverá o compartilhamento de projetos e atividades a partir da temática “Universidade e Comunidades: extensões do fazer educacional”. Irão participar da conversa: Auristela Teodoro, para falar de sua experiência na Faculdade de Ciências Contábeis e atividades sobre empreendedorismo e tecnologias sociodigitais; Caroline Alves, falando sobre sua atuação no grupo Meninas Digitais Comunidades Virtuais (UFBA); e a equipe da CommuniTech, Startup Social formada por jovens residentes de bairros periféricos da cidade de Salvador, que tem como objetivo levar o conhecimento e acesso ao meio digital e suas novas tecnologias para os jovens de comunidades vulneráveis.