Coletivo Estudos Sobre a Contemporaneidade promove encontro sobre luta indígena com lideranças femininas

Coletivo Estudos Sobre a Contemporaneidade promove encontro sobre luta indígena com lideranças femininas

Com o tema “Luta indígena, uma luta pelo futuro: visões dos povos Gavião Akrãtikatêjê e Pataxó HãHãHãe” o Coletivo Estudos Sobre a Contemporaneidade promove o Encontro entre duas das maiores lideranças femininas do Brasil, uma de um povo na Amazônia, os Gavião Akrãtikatêjê, e outra de um povo no Nordeste, uma jovem intelectual indígena da Bahia, do povo Pataxó HãHãHãe.

Tônkyré, Maura Titiah e Fabrício Titiah são pesquisadoras/es no IHAC pelo projeto de pesquisa “Visões indígenas para imaginar direitos, envolvimento e um mundo sustentável”, em parceria com a Universidade de Sussex e Fapex.

Tônkyré Akrãtikatêjê (Katia Silene Valdenilson), primeira líder feminina da etnia Gavião Akrãtikatêjê, cacica da aldeia Akrãtikatêjê, na terra Indígena Mãe Maria (Pará), neta de Rõnõre e filha de Payaré, e Pesquisadora Visitante do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Neste Webinário estas vozes ecoam visões de futuro e perspectivas da luta indígena diante do autoritarismo político e da emergência climática.

TRANSMISSÃO: IHAC DIGITAL | ihacdigital.ufba.br;
QUANDO: 13.10.2021 (quarta-feira), às 18h30;
Coordenação do Evento: Felipe Milanez e Rita Aragão.