Docente do IHAC participa de evento em Harvard que discutirá futuros coletivos na Amazônia

Docente do IHAC participa de evento em Harvard que discutirá futuros coletivos na Amazônia

No próximo dia 15 de setembro, às 13h (horário de Brasília), o professor do IHAC Felipe Milanez participa da palestra “Imaginando Futuros Coletivos na Amazônia“, promovida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O evento acontece de modo remoto (on-line) e será transmitido nos idiomas inglês e português, com tradução simultânea. Interessadas/os podem realizar inscrição no formulário disponível AQUI.

Sobre o evento

A extração de recursos naturais na Amazônia continua aumentando, resultando em um número recorde de conflitos fundiários, desmatamento e assassinatos de defensores ambientais, afetando desproporcionalmente as populações indígenas e camponesas. Ao mesmo tempo, os cientistas continuam alertando sobre o colapso potencial do ecossistema amazônico, que teria impactos globais catastróficos. Que futuros estão em disputa na Amazônia? Como pode surgir um futuro coletivo inter-relacionado, interdependente e sustentável para a floresta tropical e as gerações futuras de humanos e não-humanos?

Palestrantes: Tônkyré Akrãtikatêjê (Katia Silene Valdenilson), primeira líder feminina da etnia Gavião Akrãtikatêjê e Pesquisadora Visitante da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Marcelo Furtado, Bolsista visitante de Políticas Públicas (Lemann/ILAS-Columbia); Felipe Milanez, Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pesquisador Visitante do Clark Center for the Study of Natural Resource Extraction and Society, Clark University.

Mediação: Marcia Castro, Professora de Demografia do Departamento de Saúde Global e População (HSPH), Programa de Estudos do Brasil.

O evento é promovido em colaboração com o Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) da Universidade de Columbia; Columbia Global Centers, Rio de Janeiro; Centro da Universidade de Harvard para o Meio Ambiente; Clark Center for the Study de Extração de Recursos Naturais e Sociedade; Programa de Nativos Americanos da Universidade de Harvard; e Programa de Meio Ambiente e Recursos Naturais no Centro Belfer de Ciência e Assuntos Internacionais.

Informações traduzidas de: https://drclas.harvard.edu/event/imagining-collective-futures-amazon?admin_panel=1&month=2021-08&type=month