Docente do IHAC publica artigo sobre energia solar em revista da SBPE

Docente do IHAC publica artigo sobre energia solar em revista da SBPE

O professor do IHAC Osvaldo Soliano Pereira (IHAC/UFBA), em parceria com o professor Ricardo Ruther (UFSC), publicou neste mês de agosto (2021) o artigo intitulado “Energia solar fotovoltaica” na Revista Brasileira de Energia, editada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE). Osvaldo Soliano também presidiu a SBPE entre os anos de 2008 e 2010, após ocupar o cargo de Diretor de Eventos da instituição.

Confira abaixo mais informações sobre o trabalho científico:

Autores: Osvaldo Soliano Pereira (UFBA) e Ricardo Ruther (UFSC).

Resumo: O artigo se propõe a analisar o setor solar fotovoltaico no Brasil, cobrindo como o planejamento do setor elétrico fez sua inserção no período 2011-2020 e o que prevê para década 2021-2030 ou seja, uma análise crítica dos resultados da década que se encerrou e das propostas/tendências para a década que se inicia. Mostra-se como o Brasil, ainda que tardiamente, se alinhou completamente à tendência global, ainda que aqui a questão ambiental não seja um motor relevante para a alta penetração já alcançada atualmente e que se delineia nos cenários para o futuro. Destaca-se os três segmentos de mercado: a solar centralizada, a geração distribuída e as oportunidades nos sistemas isolados. Conclui-se ressaltando alguns desafios e barreiras ainda existentes, alguns eventuais retrocessos no incentivo a essa fonte, exatamente por se priorizar a competitividade entre as fontes, relevando seus atributos ambientais. Todavia, a tendência de preços declinantes faz compensar os retrocessos sinalizando perspectivas de crescentes percentuais de participação na matriz elétrica nacional.

Palavras-chave: Energia solar, Crescimento histórico, Políticas públicas, Perspectivas, Desafios.

Periódico: Revista Brasileira de Energia

Clique AQUI para acessar o artigo na íntegra.

A edição completa da Revista, que conta com outros artigos sobre fontes de energia renovável, eficiência energética, pobreza energética e mudanças climáticas, está disponível AQUI