EXPO IHAC 2021 recebe propostas de atividades até o dia 22/06

EXPO IHAC 2021 recebe propostas de atividades até o dia 22/06

O ano de 2021 será marcado pela realização de mais uma edição da EXPO IHAC – Semana de Atividades Interdisciplinares em Artes, Ciências e Humanidades. O evento acontecerá no período de 2 a 6 de agosto, tendo como objetivo oferecer à comunidade da UFBA e à sociedade uma maior visibilidade das atividades de ensino, extensão e pesquisa empreendidas no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos.

A programação do evento será configurada a partir de propostas de atividades feitas pela comunidade IHAC – estudantes, docentes e técnicos administrativos.

O envio de propostas para a EXPO IHAC 2021 deve ser feito até o dia 22/06. Clique AQUI para acessar o formulário de envio.

EXPO IHAC – contexto da edição 2021

Em seus 13 anos de funcionamento, o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos acumulou importantes experiências em termos de ensino, extensão e pesquisa. O composto de sua atuação pode ser aferido por sua comunidade no cotidiano acadêmico, quando estudantes, servidores e professores estabelecem um elevado grau de participação na vida universitária e na sociedade.

Por sua vez, o contexto de saúde pública em função da pandemia por Covid-19 — secundado por um isolamento social e suspensão das atividades presenciais desde março de 2021 — estabeleceu (e vem estabelecendo) inúmeros desafios à sociedade e, certamente, à nossa comunidade universitária. O ingresso de novos estudantes em 2020 e 2021, as dificuldades de funcionamento da universidade que se avizinham por conta dos cortes orçamentários e a necessidade de atualizarmos temas caros ao instituto (regime de ciclos, passagem Bi-CPL etc.) reforçam a necessidade de realização desta atividade.

Assim, a EXPO IHAC tem como objetivo oferecer à comunidade da UFBA e à sociedade uma maior visibilidade das atividades de ensino, extensão e pesquisa empreendidas no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, privilegiando os aspectos interdisciplinares, tendo como horizontes o acolhimento de estudantes no mundo universitário e uma maior integração do IHAC às unidades da UFBA.

Um aspecto importante neste processo diz respeito à mudança de gestão que irá ocorrer em agosto/2021. Assim, a realização da EXPO IHAC se mostra absolutamente oportuna no sentido de oferecer um panorama do instituto neste momento, bem como marcar a transição não apenas do ponto de vista administrativo, mas de maneira ampla e integradora da sua comunidade, de forma serena e comemorativa.

A EXPO IHAC conta com o legado de duas edições anteriores, mas segue renovada por importantes iniciativas do instituto, a exemplo da Ocupa IHAC, em 2019. Esperamos, agora, reunir estudantes, servidores e professores numa nova jornada de integração.

A edição 2021 conta com uma comissão organizadora formada por membros da direção, Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura (NEXT), colegiados de graduação, gerência administrativa, técnicos administrativos e centros acadêmicos. A gestão do evento é compartilhada entre todos os participantes, sendo o NEXT o setor responsável pela produção geral do evento.