Comunicado

Aos estudantes do IHAC:

Na próxima segunda-feira, dia 2 de agosto daremos início às inscrições presenciais para os cursos do segundo semestre letivo de 2010.

Estamos encaminhando em anexo uma tabela (clique no link no final dessa mensagem) com o escalonamento para o período de 2 a 18 de agosto. Solicitamos que leiam atentamente a tabela, para que as datas e horários sejam seguidos. Isso será importante para nossa organização interna.

Quem não estiver em Salvador, no período determinado para a inscrição de seu curso e ano de ingresso, deve passar uma procuração para que outra pessoa faça sua inscrição ou reajuste. Casos excepcionais de impedimento devem ser comunicados com a maior antecedência possível à Coordenação Acadêmica.

Neste semestre somente os estudantes que ingressaram em 2010 fizeram inscrição via web, devido à necessidade de reservarmos as vagas dos componentes específicos das 17 áreas de concentração para os estudantes que ingressaram em 2009 e que optaram por alguma dessas Áreas e foram aprovados nas mesmas.

O estudante que ingressou em 2010 e não realizou inscrição via web deve comparecer sem falta ao IHAC nos dias 4/8 (Humanidades) ou 5/8 (Artes) ou 6/8 (Saúde e C&T), para realizar a inscrição presencial. Caso contrário ficará definitivamente sem inscrição em 2010.2.

A etapa presencial de inscrição para 2010.2

Essa etapa presencial é muito importante porque nela o estudante pode ser orientado no caso de dúvida sobre os componentes a escolher e o Colegiado pode providenciar vagas que sejam necessárias, ao longo do período de reajuste.

O estudante deve consultar o guia de matrícula para ver com antecedência os componentes que estão sendo ofertados para seu curso. Ver emwww.supac.ufba.br: Guia de matrícula / Colegiado / IHAC, e escolha seu curso. O Curso 190 – C&T diurno foi colocado no site, por engano, na área de Exatas e não no IHAC.

Sugerimos que imprima seu guia de matrícula e o traga para a etapa presencial para facilitar a escolha de alternativas de componentes.

Nosso planejamento acadêmico é bastante complexo por quatro motivos principais:

1 – Os projetos pedagógicos dos Bacharelados Interdisciplinares são bastante flexíveis, permitindo um alto grau de escolha aos estudantes, já que são poucos os componentes obrigatórios e muitos os optativos e livres. Mesmo as culturas complementares permitem as mais variadas opções dentro de determinadas áreas. É muito difícil prever quais disciplinas e quantas vagas são necessárias, pois muitos estudantes que se declaram interessados em determinado componente deixam de se matricular nele por inadequação do horário e o contrário também acontece, alguns se interessam por uma disciplina porque não havia pensado nela antes ou porque o horário é favorável.

2 – A inscrição via web, com atendimento por coeficiente de rendimento impede que determinadas vagas fiquem reservadas para estudantes que as solicitem com antecedência. Por isso nossa oferta de vagas, em tipo de matéria e em numero de vagas só pode ser feita por definições arbitrárias ou por estimativas. Não adianta, portanto, fazermos uma pré-inscrição. O que estamos fazendo é providenciar o mais diversificado e maior número possível de vagas em componentes que não tenham pré-requisito, em todas as Unidades.

3 – O sistema de informática da UFBA foi criado para cursos de progressão linear, assim como o calendário acadêmico. Conseguimos este semestre junto à SUPAC e SGC um calendário especial para planejamento e para inscrições, e, além disso, estamos buscando o acesso livre às sobras de vagas de toda a UFBA, sem necessidade de solicitação formal a cada chefe de departamento. Com isso deveremos ter uma oferta bem ampla e diversificada. Daí a importância da etapa presencial e de reajuste de inscrições.

4 – A natureza multi-inter-trans-disciplinar dos nossos cursos implica na interação com praticamente todas as Unidades da UFBA, que, por sua vez, ainda funcionam basicamente em moldes tradicionais, com currículos concentrados em áreas bem específicas e com alguns docentes que resistem à oferta de turmas em horários noturnos e em alguns casos nas sextas-feiras. A política de expansão e de redimensionamento das universidades federais foi adotada pelo atual Ministério da Educação e pela totalidade das instituições desse tipo (são 55) que aderiram ao Projeto REUNI. Essa política inclui o Programa de Ações Afirmativas e a ampliação de vagas especialmente com cursos noturnos, sem falar na re-engenharia curricular promovida pelos Bacharelados Interdisciplinares. Tal alteração nos rumos da educação superior pública requer uma mudança de mentalidade daqueles que a fazem e isso não acontece com um passe de mágica. 

Sobre o quadro docente

Os novos professores, aprovados nos concursos que realizamos em junho, já estão sendo contratados. Eles começarão a atuar assim que for concluída a tramitação administrativa e legal junto à Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas – PRODEP.

Teremos uma programação especial no início do semestre, com aulas para turmas agrupadas, eventos acadêmicos de pesquisa e extensão e seminários com docentes convidados, que permitirão aos estudantes um conhecimento mais amplo do nosso corpo docente, do IHAC e da UFBA como um todo. Em breve divulgaremos a programação.

Os Seminários IHAC serão realizados às quintas-feiras à tarde (dias 19 e 26/8, dias 2, 9, 16 e 23/9, das 14 às 17h) e têm como objetivo uma reflexão sobre a natureza e os modos de funcionamento do nosso Instituto para elaboração de um Plano de Trabalho e para definição do processo eleitoral para a Direção e Vice-direção do IHAC.

Sobre as salas de aula

A programação de salas é de competência da Administração dos Espaços Compartilhados, ou seja, dos Pavilhões de Aula, que é vinculada por sua vez à Pro-Reitoria de Graduação. A encarregada é Maria de Fátima Bento Carvalho.

Ainda não temos uma posição precisa sobre a utilização das salas de aula do PAF V, cujas obras estão em fase de conclusão. Em função das inúmeras obras ora em curso no campus, é possível que ainda sejam utilizadas salas em Unidades próximas e não somente no PAF III.

Remanejamentos de sala são feitos mesmo depois do início das aulas, devido à extinção ou fusão de turmas que tenham tido poucas inscrições. Instalaremos uma central de informações na secretaria do IHAC e pedimos desde já a compreensão de todos para se dirigirem à nossa secretaria diante de qualquer contratempo com salas, para que tomemos providência. 

Sergio Farias

Diretor Por Tempore – IHAC

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