Projeto de extensão “LIVRO-LUGAR” reúne relatos poéticos de estudantes em livro-encontro

Projeto de extensão “LIVRO-LUGAR” reúne relatos poéticos de estudantes em livro-encontro

O projeto traça um ponto de encontro, conexões entre os estudantes Zulmira Correia e Ezequiel Vitor Tuxá. A proposta foi pensar a interlocução entre os dois estudantes e seus lugares, usar o “ponto de encontro” como disparador poético, gatilho do encontro, uma forma de realizar conjuntamente vivências artísticas. Foram usados elementos materiais para compor propostas como vídeos diários, fotografias, pintura, desenhos e escrita, através de trocas de e-mails, cartas virtuais. O conteúdo dos e-mails foram compilados no formato de livro, livro-encontro, nomeado de Ponto de encontro: edições compartilhadas, demarcando um ponto de encontro que permitiu diálogos e traduções entre estudantes de diferentes áreas e diferentes culturas. 

A partir da interlocução de Ezequiel e a história de sua comunidade presente em seu livro “Flor e ser” (inédito, em processo de edição), e Zulmira, na possibilidade de ter a natureza ao seu redor podendo entendê-la e traduzi-la visualmente. Palavra e imagem foram pensadas para criar (1) exposição fotográfica do processo de vivência e experimentação com os quatro elementos, que envolve desenho, colagens, pintura e fotografias; (2) experimentações gráficas, como: encartes de livros, lambes e cartazes; (3) Livro-encontro, livro com a compilação dos e-mails trocados entre novembro de 2020 a janeiro de 2021.

Este projeto é fruto de encontros e partilhas que surgiram no âmbito do projeto de extensão “LIVRO-LUGAR: edição de narrativas de comunidades tradicionais e periféricas” (IHAC/UFBA), coordenado pela Professora Laura Castro. Tem o apoio do Edital PibExa Tessituras 2020, da UFBA. No instagram do projeto é possível saber e acompanhar mais desse processo criativo: @livrolugar . As páginas dos estudantes/artistas: Ezequiel Vitor Tuxá @vitor.tuxa e Zulmira Correia, @zulmiraas.