Projeto “Jogos de Todos os Santos” analisa construção de mundos ficcionais em videogames baianos

Projeto “Jogos de Todos os Santos” analisa construção de mundos ficcionais em videogames baianos

Numa interface entre a pesquisa acadêmica e a crescente indústria de produção de videogames na Bahia, o projeto “Jogos de Todos os Santos” é uma iniciativa que visa analisar e registrar como criadores baianos constroem seus universos ficcionais dentro dos games. A pesquisa é composta de entrevistas, aulas e um e-book gratuito com os resultados, que será lançado no dia 07 de abril. Todos os materiais produzidos estão disponíveis para o público no site do projeto https://www.jogosdetodosossantos.com/ e também em canal do YouTube, onde ocorrerá a live de lançamento do e-book. A professora do IHAC Lynn Alves participa do projeto como membro da coordenação e também como entrevistada.

Foram escolhidos quatro jogos para análise, todos desenvolvidos por empresas baianas – e um deles na Universidade do Estado da Bahia – e que exploram elementos da cultura regional: “Árida”, do estúdio Aoca Game Lab; o Gamebook “Guardiões da Floresta”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB; “Odoyá” uma coprodução das empresas Sinergia Games, Unique Entretenimento Digital e Victor Cayres: Soluções Lúdicas e Narrativas e “Guerreiros Folclóricos” da Unique Entretenimento Digital. As entrevistas com seus criadores serão disponibilizadas no site do projeto, a cada semana, ao longo dos meses de fevereiro e março. Ao fim de março, será lançado o e-book compilando todos os resultados. Os achados também serão compartilhados em aulas ministradas nos cursos de Jogos Digitais da UNEB, UNIME e IFBA, além do Programa de Formação Continuada em Game Design da produtora baiana Benditas Projetos Criativos.

Os materiais foram pensados para contemplar tanto o aspecto de preservação e memória dos jogos quanto educacional, reunindo parâmetros e indicações de design de mundo úteis para novos criadores, pesquisadores e também para o público interessado no universo gamer de forma geral. “A gente está vivendo um período de claro crescimento da indústria nacional de games e com certos reflexos específicos na Bahia, marcado não somente pelo aumento no volume de produção, mas também pelo aumento do foco em jogos mais artísticos, com uma perspectiva autoral e narrativa mais fortes. Então esse é um ótimo momento para a gente observar alguns desses jogos, ver o que eles nos revelam sobre essa indústria e sobre os mundos ficcionais que vêm sendo construídos pelos criadores que trabalham nela.”, explica o idealizador e coordenador do projeto, João Araújo. Para saber mais sobre como como surgiu e quais os passos metodológicos do projeto, assista à playlist aqui.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.