Docentes do Pós-Cultura/IHAC organizam livro sobre oralidades e suas poéticas

Docentes do Pós-Cultura/IHAC organizam livro sobre oralidades e suas poéticas

Edilene Matos (IHAC/UFBA) e José Roberto Severino (FACOM/UFBA), docentes do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), publicaram em 2020, como organizadores, o livro Oralidades entre costuras do tempo. A obra vai a público pela EDUFBA e os exemplares se encontram disponíveis para venda pela editora.

Confira abaixo um breve comentário dos organizadores sobre o livro:

Este livro vai se ocupar de uma temática prismática que traz reflexões sobre questões de oralidades e suas poéticas, marcas que convivem com o homem desde seus primórdios e que se presentificam por seu aspecto movente e dialogante. Nas entrelinhas dos textos  aqui reunidos, palavras, cantos, vozes, gestos e memórias exibem traços saborosos de plurais experiências neste espaço destinado a “ouvir narrativas”.

Fala-se de transmissão de saberes. Saberes esses que transitam num mundo de arquivos vivos, onde cada ser comporta fragmentos dessa constelação partilhada generosamente em rodas, formas de círculo vivo que une memória e vida numa espiral permanente, nem sempre considerada nos estudos das culturas.

Oralidades entre costuras do tempo é uma difícil tarefa, pois as narrativas orais “dissolvem ou suspendem o sentido do tempo”. Foi  intencional o uso de uma linguagem mais lúdica, que permitisse criar espaços entre costuras dos tempos contemporâneos. Com esses pontos e alinhavos, se deu a integração entre várias manifestações artísticas.