“IV Seminário o samba mandou me chamar: labor e ginga” acontecerá em formato virtual nos dias 7 e 14 de outubro
A quarta edição do Seminário “O samba mandou me chamar” acontece nos dias 7 e 14 de outubro, às 18h30, trazendo como tema desta edição os aspectos “labor e ginga”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal “É Samba da Bahia!” no Youtube.
O Seminário é realizado pelo grupo Canto de Cada Canto, sob a coordenação das professoras Marilda Santanna (IHAC/UFBA) e Claudia Sisan (UNEB), e conta com o apoio do IHAC/UFBA, NEIM: Gênero, Arte e Cultura, e do É Samba da Bahia.
INSCRIÇÕES: O evento será transmitido online e aberto a todos. Aqueles que desejarem certificado devem se inscrever até às 12h do dia 7/10 através de formulário online disponível AQUI.
SOBRE O EVENTO
Desde o contexto em que o primeiro samba foi escrito e registrado no Brasil em 1916-1917 que o samba é motivo de orgulho para o povo brasileiro. Afinal, o samba é elemento na formulação da identidade nacional brasileira, misturado em um caldeirão desde o início do século XX junto com outros como o futebol e o carnaval, e também a primeira expressão cultural de matriz africana no Brasil reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade (2005). Este mesmo gênero foi, ora manejado em contextos políticos que buscavam construir um Brasil estética e politicamente embranquecido, ora fator importante no marco do reconhecimento da herança africana e negra na construção deste país latino-americano de proporções continentais. Pensar e fruir o samba é olhar e sentir o Brasil.
“O samba mandou me chamar” é um convite a esta jornada. A IV Edição do evento buscará destacar o canto de labor na chula e o lazer no samba e a ginga do corpo como instrumento de lazer e resistência. Além disso, importante reconhecer que o samba é uma referência na construção de uma identidade nacional. Assim, independente da orientação sexual, de ser branco, preto ou mulato, intelectual ou gente do povo, “quem não gosta de samba, bom sujeito não é”.
Nesta edição o tema será “Labor e Ginga” e o mesmo será debatido em duas lives:
7 de outubro, às 18h30
A chula do Recôncavo: canto de labor e de lazer
Convidadas:
Profa. Dra. da área de Artes Katharina Doring (UNEB)
Marília Sodré (Graduada em violão pela Escola de música da UFBA; pesquisadora da chula do Recôncavo)
Mediação: Profa. Dra. Claudia Sisan (UNEB)
14 de outubro, às 18h30
Samba, o dono do corpo: ginga e gênero
Convidados:
Prof. Dr. Ari Lima (UNEB)
Profa. Dra e cantora Clécia Queiróz (UFS)
Mediação: Profa. Dra. Marilda Santanna (IHAC/UFBA)