Debate sobre América Latina no seu Labirinto: Crise, Restauração, Resistência

Debate sobre América Latina no seu Labirinto: Crise, Restauração, Resistência

Após uma década de prosperidade e estabilidade relativa ancorada pelo boom das commodities, a América Latina foi abalada mais uma vez por graves reveses políticos e econômicos, golpes de Estado e crises institucionais, bem como por mudanças eleitorais significativas em vários países. Porém, tudo indica que depois do “ciclo expansivo” (2000 a 2015), em vez de termos consolidado um cenário (geo)político regional de “restauração”, ainda que de cunho neoliberal, conservador ou mesmo com matizes neofascistas em alguns casos, estamos diante de uma situação de transição, cujas principais características em comum são a crise econômica e social, acompanhadas cada vez mais por governos deslegitimados e questionados por diferentes formas e perspectivas de luta e resistência social. O debate objetiva contribuir para a análise da situação latino-americana nesta delicada conjuntura.

A atividade é aberta ao público e compõe o componente coletivo Temas Especiais em Relações Internacionais, coordenado pela profa. Renata Nagamine e pelo prof. Victor Coutinho Lage, e oferecido para a Área de Concentração em Relações Internacionais.

O evento é uma parceria da Área de Concentração em Relações Internacionais com o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFBA. 

Participantes:

Daniele Benzi (professor visitante do PPGRI/UFBA)

Sue Iamamoto (UFBA) 

Rinaldo Rossi (doutorando em Geografia Humana pela USP e pesquisador do Instituto de Geociências da UFBA)

Local: Sala 108, PAF-3, campus de Ondina

Data e Horário: dia 12/03, às 19h