Curso de extensão “Oficinas Voadoras” abre inscrições para novas turmas
O curso de extensão “Oficinas Voadoras” é um desdobramento do projeto “resi [li] d/ência voadora” – aqueles que habitam o tempo”, projeto em vigor desde agosto de 2018, coordenado por Djalma Thürler, que tem como ação promover residências artísticas de grupos na sede da ATeliê voadOR, o Ateliê de Bolso, na sala 304 do PAF-V (Campus de Ondina da UFBA). O curso tem como objetivo multiplicar as práticas desenvolvidas pelos residentes do projeto e contará com 06 oficinas de temáticas. As inscrições podem ser realizadas AQUI.
Dia / Hora | Segunda 29/07 | Terça 30/07 | Quarta 31/07 | Quinta 01/08 | Sexta 02/08 |
Das 09:00 às 13:00 | Do baianês ao corpo: uma vivência da língua | As visualidades na carpintaria teatral
___________ Elementos da Dança Contemporânea para a cena |
Escrevendo as histórias que você não contaria pra ninguém e que – por isso mesmo – precisam ser escritas
_____________ Vogue Dance |
Do baianês ao corpo: uma vivência da língua
______________ Cenivivências: nosso corpo, nossas histórias |
Escrevendo as histórias que você não contaria pra ninguém e que – por isso mesmo – precisam ser escritas
______________ Cenivivências: nosso corpo, nossas histórias |
OFICINA 01
Título: Do baianês ao corpo: uma vivência da língua
Público Alvo / Faixa etária: Crianças de 08 aos 10 anos
Carga Horária: 08 horas
Máximo de participantes: 15
Data / Horário: 29/07 e 01/08 das 09:00 às 13:00 hrs
A presente proposta de oficina tem como objetivo proporcionar uma vivência da regionalidade linguística de modo a compreender a língua como um sistema simbólico ecológico que permeia toda nossa vida, inclusive o corpo. Por modo da construção de um glossário junto aos participantes da oficina com expressões da língua portuguesa, dentro do contexto da baianidade soteropolitana, levar as crianças a exercitar a expressão corporal, de modo inventivo, à performar com jogos da infância, bem como jogos teatrais. A intencionalidade está em conceber o corpo infanti enquanto um corpo produtor de cultura, narrativas, expressividade e poiética.
Metodologia: ioga para crianças, tripé da criatividade de Manual de criatividades (1997) de Paulo Dourado e Maria Eugênia Milet, que consiste nas ações sensibilização, ação e criação.
Ministrante: Rosselinni Muniz é contadora de histórias; pedagoga em formação (FACED/UFBA); Doutoranda em Educação (PPGE/UFBA); Mestre em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA); Bacharela Interdisciplinar em Humanidades (IHAC/UFBA)
OFICINA 02
Título: Cenivivencias: nosso corpo, nossas histórias
Público Alvo: Artistas e estudantes
Carga Horária: 08 horas
Máximo de participantes: 15
Data / Horário: 01/08 e 02/08 das 09:00 às 13:00 hrs
A oficina consiste numa imersão em histórias individuais trabalhando a expressão corporal com o objetivo de montar cenas a partir das vivências dos participantes, acessando a memória sensível do corpo.
Metodologia: Exercícios teatrais, de estimulo à criatividade e improvisação.
Ministrante: Igor Cardoso Ribeiro é ator, performer, diretor, produtor e mediador cultural, advogado atuante nos direitos culturais e estudante do bacharelado interdisciplinar em artes.
OFICINA 03
Título: “Escrevendo as histórias que você não contaria pra ninguém e que – por isso mesmo – precisam ser escritas”
Público Alvo: Interessados em escrita criativa
Carga Horária: 08 horas
Máximo de participantes: 15
Data / Horário: 31/07 e 02/08 das 09:00 às 13:00 hrs
Oficina de Escrita criativa:
– Você que sabe que escreve minimamente bem, mas diz para todo mundo que não sabe escrever
– Você que todo mundo diz que deveria experimentar escrever, mas acha que isso não é para você
– Você que nem precisa dessa oficina porque escreve para caralho e quer mesmo é ministrar aula nessa oficina
– Você que (complete com o que acha):
Ministrantes: Vitor Sousa é roteirista, escritor, bacharelando Interdisciplinar em Artes, bacharel em Teologia e especialista em Psicanálise; e Sailon Paixão é cineasta, escritor e bacharelando interdisciplinar em Artes.
OFICINA 04
Título: Vogue Dance
Público Alvo: Quem quiser dar close
Carga Horária: 04 horas
Máximo de participantes: 15
Data / Horário: 31/07 das 09:00 às 13:00 hrs
Objetivo geral: Promover vivências de dança ligadas ao gay-style trazendo a ênfase no vogue dance.
Objetivos específicos:
-Trabalhar consciência corporal e política;
-Espacialidade;
-Vetores;
-Noções básicas de coreografia.
Cronograma de conteúdo:
Primeiro encontro (2h): Apresentação prática e teórica do vogue dance, foco na prática
Segundo encontro (2h): Ênfase no caráter político que o vogue dance tem dentro do gay-style e cenário artístico e cultural do mundo. Montagem coreográfica a partir de estímulos dados no começo do encontro.
Metodologia: trabalhar prática e teoria em paralelo, seguir a linha de aquecimento – trabalho corporal – alongamento/relaxamento.
Ministrante: Luque Henry é dançarino, ator, modelo, diretor, coreógrafo, facilitador e Bacharelando interdisciplinar em artes.
OFICINA 05
Título: Elementos da Dança Contemporânea para a cena.
Público Alvo: Atores e dançarinos em processo de formação.
Carga Horária: 04 horas
Máximo de participantes: 20
Data / Horário: 30/07 das 09:00 às 13:00 hrs
Descritivo:
A oficina propõe trabalhar o desenvolvimento do corpo na cena, com possiblidades de criação a partir de elementos da dança contemporânea e a composição cênica.
Ministrante: Nanda Rachell (DRT – 104/33 BA).
Formada no Curso técnico profissionalizante de nível técnico em dança pela FUNCEB, atualmente é bailarina-intérprete do Balé Jovem de Salvador e da Jorge Silva CIA de Dança, é também criadora do CIU – Coletivo de Interações Urbanas e produtora cultural. Já desenvolveu atividades como bailarina em outras cias de dança, como ExperimentandoNus Cia de Dança, sob a direção de Bruno de Jesus, e Grupo Gêneses, dirigido por Mestre King (in memorian).
OFICINA 06
Título: As visualidades na carpintaria teatral
Público Alvo: Atores, diretores e estudantes de artes
Carga Horária: 04 horas
Máximo de participantes: 15
Data / Horário: 30/07 das 09:00 às 13:00 hrs
Descritivo: Apresentação de um panorama sobre os estudos das visualidades da cena, com apresentação de slides e imagens de espetáculos, seguido da proposta de um exercício prático para a composição visual de um espetáculo com vistas de elaboração de um projeto artístico.
Ministrante: Roberto Laplagne é doutor e mestre em artes cênicas pelo Programa de pós graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, tendo como objeto de pesquisa em visualidade na cena, sendo a maquiagem teatral, a área de concentração. Bacharel em artes cênicas, graduação em Interpretação e Direção teatral.
Professor adjunto III, do Curso Artes do Espetáculo, do CECULT/UFRB.
Ator, diretor, cenógrafo, figurinista e maquiador de teatro, atuando em teatro, cinema e publicidade.
Últimos trabalhos: Aquele último verão (texto, direção e visualidades)A última Virgem, Dir. de Celso Jr (cenógrafo e maquiador), Dois perdidos numa noite suja, (direção e dir. de arte),MetaTeatro, sob sua direção, assinando também a direção de arte, A lágrima de Deus, dir de Julio C. Ramalho (maquiador); A Comédia Humana, direção de Maurício Pedrosa (Maquiador); Vulcão, dir. de Sidney Cruz (Figurino e adereços), Instinto, espetáculo de dança do coreógrafo Felipe Monteverde (maquiador), Saluba Medeia, dir. de Celso Júnior (Cenário, figurino, adereços e maquiagem), Fim de partida, dir. de Ewald Hackler (Maquiagem), Ópreras La Traviatta e O guarani, sob direção de Francisco Mayrink, entre outros.