Departamento de Ciência da Computação do IME oferece vagas em ACCS para estudantes dos BI

Departamento de Ciência da Computação do IME oferece vagas em ACCS para estudantes dos BI

O Departamento de Ciência da Computação da UFBA está oferecendo vagas para estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares em duas Ações Curriculares em Comunidade e em Sociedade (ACCS) no semestre 2019.2. Confira as informações abaixo.
É importante salientar que, de acordo com o Cronograma de Matrícula dos BI, as inscrições nas ACCS ocorrerão exclusivamente via web e estarão disponível a partir da primeira etapa de ajustes, que começa no dia 29/07/2019.
ACCS MATC53 Onda Solidária de Inclusão Digital – Tecnologia a Serviço da Cidadania
 
Resumo e principais atividades: A ACCS Onda Solidária de Inclusão Digital: Tecnologia a Serviço da Cidadania deverá apoiar as atividade do Programa Onda Digital no intuito de promover o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, especialmente o uso do Software Livre, contribuindo para a sustentabilidade e o desenvolvimento sociocultural e econômico de comunidades locais. O desenvolvimento da ACCS também irá possibilitar que os estudantes da UFBA desenvolvam competências relacionadas a aproximação e interação com a comunidade durante sua formação acadêmica e profissional. As principais atividades referem-se a ministrar oficinas e cursos de Informática Básica, Programação de Computadores ou Manutenção de Computadores, na função de instrutor ou monitor, para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Salvador e região metropolitana.
 
Cursos envolvidos e vagas: Ciência da Computação (5 vagas), Engenharia da Computação (1 vaga), BI em Ciência e Tecnologia (6 vagas), Sistemas de Informação (2 vagas), Licenciatura em Computação (4 vagas), Ciências Sociais (1 vaga), Comunicação (1 vaga), Pedagogia (2 vagas), Psicologia (1 vaga), Serviço Social (1 vaga), BI em Saúde (6 vagas).
 
Locais para atuação em campo: Associação de Baianas de Acarajé (sede no Pelourinho, atuação em Ondina), Casa Monte Alverne (Candeal), CAPS AD Gregório de Matos (sede no Pelourinho, atuação em Ondina), CELViP (Pau da Lima), GACC/Bahia (São Marcos) e SEEEANBA (Uruguai).
 
Dia da semana e horário das reuniões semanais: Quartas-feiras, das 14h50 às 16h40, no Instituto de Matemática e Estatística da UFBA (Ondina)
 
Atuação em campo: 2 horas semanais (a definir)
 
Mais informações: Profa. Débora Abdalla – abdalla@ufba.br ou ondadigital@ufba.br ou www.ondadigital.ufba.br

ACCS MATF34 – Programação competitiva – Computação para alunos de ensino médio, fundamental e universitário

 
Resumo e principais atividades: A ACCS objetiva ensinar programação competitiva diretamente para alunos de ensino médio e fundamental, de forma que tenham o conhecimento necessário para participar de maratonas de programação, aumentando assim a participação de Salvador e região neste tipo de competição e consequentemente propiciar a obtenção de resultados importantes para a universidade e sociedade em geral. Os alunos da UFBA matriculados na disciplina ajudarão o professor a cumprir o objetivo proposto, ou seja, auxiliarão no ensino de programação competitiva. programação, atuaremos na ACCS em três linhas distintas: (1) preparar materiais e recursos didáticos para cursos e disciplinas de programação; (2) oferecer cursos abordando programação de computadores em ambientes de competição, organizar e sediar maratonas de programação, participar de maratonas de programação; (3) divulgar as oportunidades oferecidas no máximo de escolas de nível fundamental e médio e Instituições de ensino superior.
 
Cursos envolvidos e vagas: Ciência da Computação (15 vagas), Sistemas de Informação (5 vagas), Licenciatura em Computação (3 vagas), Matemática (1 vaga), BI em Ciência e Tecnologia (3 vagas), Eng. da Computação (2 vagas) e Eng. de Controle e Automação (1 vaga).
Dia da semana e horário das reuniões semanais: Aos sábados, das 14 às 18h, no Instituto de Matemática e Estatística da UFBA (Ondina) 
Mais informações: Prof. Rubisley Lemes – rubisleypl@ufba.br