Grupo de Pesquisa e Extensão “Onda Digital” seleciona bolsistas e voluntários

Grupo de Pesquisa e Extensão “Onda Digital” seleciona bolsistas e voluntários

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsistas e 5 voluntários com interesse em participar dos projetos do Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade – ONDA DIGITAL e projetos parceiros. As vagas para bolsistas são exclusivas para estudantes de graduação da UFBA e as vagas para voluntários são destinadas a qualquer pessoa com interesse em colaborar com os projetos. O valor da bolsa é de R$ 400,00 mensais.

Calendário da seleção:

  • Inscrições: até 25 de junho de 2019 (terça-feira)
  • Entrevista: 26 de junho de 2019 (quarta-feira), das 10:00 às 12:00
  • Resultado: 26 de junho de 2019 (quarta-feira), a partir das 17:00
  • Entrega de documentação: 27 de junho de 2019 (quinta-feira), das 14:00 às 17:00

Para mais informações clique aqui e consulte o edital.

Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas no endereço eletrônico selecaoondadigital@gmail.com ou no site www.ondadigital.ufba.br 

 

Conheça os projetos:

 

Negras e Negros na Computação

  • Objetivo geral: desenvolver videodocumentário para desvelar e expor histórias de desafios e soluções individuais e coletivas encontradas por negras e negros nos cursos de graduação e pós-graduação em computação na universidade.
  • Pré-requisitos: experiência em pelo menos uma das atividades de audiovisual: roteiro e direção, fotografia e filmagem, captação de áudio, edição de áudio, edição de vídeo.
  • Perfil do bolsista/voluntário: preferencialmente estudante dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Artes (área de concentração: Cinema e Audiovisual), Comunicação, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação ou experiência comprovada em audiovisual.
  • Quantidade de vagas: 03 vagas para bolsista, sendo duas exclusivas para alunos(as) com cadastro na PROAE e 03 vagas para voluntários(as).

 

Os desafios da permanência de estudantes no curso de graduação em Licenciatura em Computação da UFBA

  • Objetivo geral: analisar o ingresso, as desistências e os
    desafios de permanência dos estudantes no curso de Licenciatura em Computação da UFBA, a partir de 03 perguntas básicas: (1) Por que os estudantes escolhem o curso de Licenciatura em Computação? (2) Quais são os principais motivos de desistência desses estudantes? (3) Quais são os desafios para permanência dos estudantes no curso de Licenciatura de Computação na UFBA?
  • Pré-requisitos: estar motivado para trabalhar com tecnologias livres, extensão universitária e pesquisa.
  • Perfil do bolsista/voluntário: preferencialmente estudante dos cursos de Licenciatura em Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática ou Estatística.
  • Quantidade de vagas: 01 vaga para aluno(a) com cadastro na PROAE e 01 vaga para voluntário(a).

 

Projeto Meninas Digitais – Regional Bahia

  • Objetivo geral: investigar o conhecimento e interesse de jovens na
    Computação e outras áreas do conhecimento, com o objetivo de identificar fatores que afastam meninas da área STEM (sigla que engloba ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e apontar direcionamentos para desconstruir o senso comum sobre o campo profissional e aproximar mais mulheres da área.
  • Pré-requisitos: estar motivada para trabalhar em um projeto que
    demanda idas a escolas, conversas com professores e estudantes. Ter boa comunicação interpessoal, conhecimento de Computação (preferencialmente estar no terceiro semestre ou mais avançada) e interesse pela concepção de atividades de computação para escolares.
  • Perfil da bolsista/voluntária: preferencialmente estudante dos cursos de Licenciatura em Computação, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou
    Engenharia da Computação.
  • Quantidade de vagas: 01 vaga para aluna com cadastro na PROAE e 01 vaga para voluntária.