ACCS “Acessibilidade em Trânsito Poético” discute direitos das pessoas com deficiência no dia 31 de maio

ACCS “Acessibilidade em Trânsito Poético” discute direitos das pessoas com deficiência no dia 31 de maio

#pracegover Descrição da imagem: Em fotografia retangular vertical com leve opacidade, três grupos de pessoas sentadas se distribuem numa sala. Elas estão com as pernas flexionadas e joelhos abraçados. Repousa a esquerda entre elas, uma bola azul de pilates. No topo e ao centro sobrepondo a imagem: ACCS Acessibilidade em Trânsito Poético realiza: Mais abaixo também sobrepondo a foto em pinceladas horizontais azuis e em fonte maior: ENCONTRO O QUE É ISSO? Acessibilidade e Direitos: Cultura, Educação e Saúde. 31 de maio de 2019 (sexta) 14h às 17h / Escola de Dança UFBA. Mais informações: accs.danca@gmail.com. Todas na cor branca. Na base ao centro logotipos: Realização: Acessibilidade em Trânsito Poético. Apoio Institucional: UFBA. Fim da descrição.

 

No dia 31 de maio de 2019, às 14h, no Teatro Experimental, a Escola de Dança da UFBA e a ACSS “Acessibilidade em Trânsito Poético”, dos professores Cecília Accioly, Edu O. (Escola de Dança) e Maria Beatriz (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde  – IHAC), promovem o “Encontro O Que É Isso? – Acessibilidade e Direitos: cultura, educação e saúde para discutir as questões sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Foto: Sthefferson Lima

O encontro, realizado semestralmente pela ACCS, tem como principal objetivo ser um ponto de convergência de discussões e compreensão de diferentes possibilidades para aspectos concernentes à deficiência e acessibilidade, em que pessoas com deficiência, instituições, profissionais, estudantes, pesquisadores e demais pessoas interessadas nas temáticas abordadas possam se encontrar, ampliando a rede de estudos e afirmação dos múltiplos aspectos sobre as concepções a respeito da deficiência.

Neste primeiro semestre de 2019, a ACCS traz uma programação artística com o MUSICAP – coral do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, formado por estudantes cegos e com baixa visão; além do espetáculo Hoje é um belo dia para salvar vida, do bailarino Marcelo Monteiro, solo que fala sobre transformação e morte, questionando o fazer artístico e a nossa posição diante da vida.

Foto: Divulgação. Governo do Estado da Bahia.

Esta edição a mesa redonda discutirá Acessibilidade e Direitos nos campos da cultura, educação e saúde, e contará a participação de Sheila Uzêda – professora da FACED, Sérgio Murilo de Brito Souza – representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – OAB/Ba, e Maria Beatriz do Carmo – professora do BI de Saúde e ACCS Acessibilidade em Trânsito Poético.

Toda a programação será acompanhada por intérpretes de LIBRAS do NAPE/UFBA (Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais) e pelos audiodescritores Ira Vilaronga e Juniro Almeida

Programação

Apresentações artísticas

MUSICAP – coral do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual

Hoje é um belo dia para salvar vida – solo de dança Marcelo Monteiro.

Mesa Redonda com mediação de Ednilson Sacramento

Ninfa Cunha – gestora do Espaço Xisto Bahia

Sheila Uzeda – professora da FACED

Sérgio Murilo de Brito Souza – representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – OAB

Maria Beatriz do Carmo – professora do BI de Saúde e ACCS Acessibilidade em Trânsito Poético

Serviço:

“Encontro O Que É Isso? – Acessibilidade e Direitos: cultura, educação e saúde

Onde: Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA

Quando: 31 de Maio de 2019, das 14 às 17h

Entrada Gratuita

Mais Informações: accs.danca@gmail.com