Projeto “Das Políticas às Guerras Culturais” seleciona bolsistas PIBIC/CNPq/FAPESB

Projeto “Das Políticas às Guerras Culturais” seleciona bolsistas PIBIC/CNPq/FAPESB

Coordenado pelo Prof. Dr. Leandro de Paula (IHAC/UFBA), o projeto “Das Políticas às Guerras Culturais: controvérsias de uma luta para (re)definir o Brasil” está selecionando dois bolsistas de iniciação científica, com recursos do CNPq e da FAPESB. Confira abaixo as informações sobre o processo seletivo, que aceitará candidaturas até a quinta-feira, dia 16 de maio.

Breve descrição do projeto:
O projeto de pesquisa objetiva identificar a emergência de novos condicionantes para a práxis da gestão federal da cultura no Brasil. A investigação se situa no contexto de crise política estabelecida no país nos últimos anos, a fim de reconhecer o surgimento de grupos de pressão até então aparentemente alheios aos processos de formulação das políticas culturais, bem como as respostas que se dão em nível institucional à circulação desses novos interesses e reivindicações. Como propósitos do projeto, destacamos, em primeiro lugar, o mapeamento da cena que engendra a percepção pública sobre as políticas culturais hoje, por meio da identificação de atores, discursos e táticas de mobilização que têm forjado novos valores para a condução das atividades culturais por parte do Governo Federal, a exemplo das críticas das chamadas novas direitas à Lei Rouanet. Em segundo lugar, buscamos reconhecer raízes propriamente culturais da crise política que caracteriza o contexto brasileiro há já meia década, com um foco específico: os tensionamentos que as políticas de valorização da diversidade cultural implementadas pelo MinC no ciclo político 2003-2016 provocaram no quadro de hierarquias identitárias da sociedade brasileira. O projeto pretende assim cotejar processos de implementação de políticas públicas com a recente ascensão de discursos punitivos, que visam ao “resgate da ordem social”, como indícios da árdua conformação histórica do pluralismo democrático no Brasil.

Vagas disponíveis:
– Uma vaga para Bolsista de Iniciação Científica CNPq

– Uma vaga para Bolsista de Iniciação Científica FAPESB

Discentes interessadas(os) em se candidatar devem:
– Ter disponibilidade para encontros presenciais periódicos;
– Ter interesse em pesquisa científica, incluindo a busca por bibliografia (artigos, livros e outros formatos) sobre o tema;
– Ter interesse na produção de estudos e artigos acadêmicos;
– Estar regularmente matriculado(a) na UFBA.

Documentos necessários para a candidatura:
– Texto de apresentação (até duas páginas), abordando o interesse e afinidade com o tema
– Histórico escolar da UFBA.

Critérios para a seleção:
– CR igual ou superior a 7,0
– Disponibilidade para a presença nas atividades durante um ano

– Texto de apresentação
– Avaliação da entrevista

– Não ter reprovação em disciplinas afins com as atividades do projeto de pesquisa nos dois últimos semestres

 Observações importantes:
– A documentação para a candidatura deve ser enviada até as 10h da manhã do 16 de maio, para o e-mail psleandro@gmail.com.
– As entrevistas serão agendadas para o dia 17 de maio, pela manhã, no campus de Ondina, sala a confirmar.

– Os resultados serão divulgados por email, até o dia 18 de maio.

– Dado o prazo exíguo para apresentação da documentação às agências de fomento (a ocorrer na próxima semana), é importante estar atento às exigências para a implementação das bolsas, conforme detalhado nos arquivos anexos.
– Recomenda-se a leitura do projeto de pesquisa, anexo, para a melhor compreensão dos objetivos da investigação.