Equipe da UFBA com integrantes do BI em C&T conquista primeiro lugar no desafio Hackathon Solidário

Equipe da UFBA com integrantes do BI em C&T conquista primeiro lugar no desafio Hackathon Solidário

 

A equipe Scrummatta UFBA, coordenada pelo professor do IHAC Francisco Barretto e composta por estudantes dos cursos de Administração, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Ciência da Computação, foi premiada com 3 mil reais pelo primeiro lugar no Hackathon Solidário. Dois dos integrantes também fazem parte do IHACLab-i.

A competição realizada nos dias 4 e 5 de maio de 2019, na antiga sede da EBDA, durou 36 horas e foi promovida pelo Centro de Estudos do Subúrbio e pelo Grupo Bagunçaço, com apoio da Secretaria de Tecnologia, Ciência e Inovação do Estado da Bahia, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, da UNIFACS, da Festech e da StartOnApp. O objetivo do evento foi estimular as equipes competidoras a encontrarem soluções inovadores para problemas cotidianos enfrentados por Organizações Não Governamentais (ONGs).

A equipe conquistou o primeiro lugar pela criação da IARA (Inteligência Artificial de Relação Ampliada), sistema capaz de selecionar pessoas a partir de suas aptidões e competências por meio de uma conversa em aplicativos de mensagens como WhatsApp e Messenger. A função é facilitar e otimizar o contato entre voluntários e ONGs.

 

A Scrummatta UFBA é formada por três estudantes do BI em Ciência e Tecnologia (Fellipe Narde Oliveira da Hora, Ramon Lago Alves Freire e Thiago Santos Moreira), um estudante do curso de Administração (Tarcicio Rodrigues Oliveira) e um estudante do curso de Ciência da Computação (Caio Vinícius Santos Lopes). Toda a equipe participou de reuniões e treinamentos de preparação/capacitação para a competição dentro do IHACLab-i.