Congregação aprova projeto
O IHAC apresentará um grande projeto para concorrer ao edital número 015/2010, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pretende estimular o uso de tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ensino de graduação nas universidades brasileiras.
O projeto, coordenado pelo professor Haenz Gutierrez, foi apresentado e aprovado na reunião da Congregação Ampliada do IHAC, realizada no último dia 6 de abril.
O projeto prevê a montagem completa de oito salas informatizadas, equipadas com todos os recursos necessários para o uso das TICs no ensino de graduação do IHAC. Entre os equipamentos estão lousas digitais interativas, aparelhos de TV LCD, projetores, gravadores de voz e microfones, entre outros. Equipamentos para a produção de materiais didáticos impressos, on line e multimídia também fazem parte da proposta, bem como bolsas para professores e estudantes tutores.
Pelo projeto, pelo menos quatro componentes curriculares devem ser diretamente contemplados caso os recursos sejam obtidos. São eles: Estudos sobre a contemporaneidade I e II, Língua portuguesa, poder e diversidade e Leitura e produção de textos. Os quatro são obrigatórios para todos os estudantes que ingressam no IHAC.
Cada universidade poderá apresentar apenas um projeto para a Capes. Caso outra unidade apresentar alguma proposta, a UFBA deverá escolher uma das propostas para ser enviada à Capes.