Movimento #POSCULTURESE é lançado em reunião com pró-reitor de Pós-Graduação

Movimento #POSCULTURESE é lançado em reunião com pró-reitor de Pós-Graduação

Demonstrar o compromisso e o engajamento estudantil, tão relevante no processo de afirmação do programa de Pós-Graduação dentro da academia, foi o principal objetivo da reunião ampliada de colegiado do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (Pós-Cultura/IHAC/UFBA), realizada no último dia 08/04 (segunda-feira).

A reunião, que oficializou as ações preparatórias do Pós-Cultura para a avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ocorrerá em 2021, foi marcada pelo lançamento da ação institucional POSCULTURE-SE!. O Movimento POSCULTURE-SE!, que será implementada nas redes sociais, visa valorizar as pesquisas realizadas no Pós-Cultura, publicizando os esforços que estão sendo empreendidos pelo colegiado e pela comunidade do programa para conquistar excelência.

Estiveram presentes o diretor do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), Messias Bandeira, o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação e de Ensino de Pós-Graduação da UFBA, Olival Freire, o coordenador de Ensino de Pós-Graduação, Sérgio Luís Costa Ferreira, o coordenador e vice-coordenador do Pós-Cultura, José Roberto Severino e Leandro Colling, respectivamente, e membro do colegiado, Adriano Sampaio, além dos representantes discentes Igor Souza, do doutorado, e Uri Menezes, do mestrado.

Além da representação discente oficial, a presença expressiva do corpo estudantil do Pós-Cultura marcou a reunião e chamou a atenção do pró-reitor que reforçou a importância do engajamento dos estudantes na construção e melhoria do programa. “Eu nunca tinha visto isto acontecer antes em uma reunião de colegiado. Ter sido recebido com a presença de tantos alunos”, afirma Freire.

A ampla participação estudantil é reflexo do movimento POSCULTURE-SE!, construído pelos alunos do Pós-Cultura, que objetiva estimular a atuação dos discentes e docentes nas questões institucionais que, tradicionalmente, ficam a cargo dos professores e servidores.

 

#POSCULTURESE!

O Movimento POSCULTURE-SE! compõe uma série de ações institucionais, lançada por estudantes, em parceria com a coordenação do programa, para mobilizar amplamente a comunidade interna e externa, por meio de processo coparticipativo. Para tanto, foram criadas três comissões de trabalho que, de maneira colaborativa, irão dinamizar atividades afirmativas do Pós-Cultura. Uma voltada ao planejamento de comunicação, outra dedicada ao planejamento de eventos acadêmicos e a terceira, administrativa. Esta pretende colaborar com levantamento de dados, acolhimento e avaliação de documentos e cobrança de prazos a docentes e discentes.

Na ocasião, o colegiado e os discentes apresentaram ao pró-reitor e ao coordenador, Sérgio Luís Costa Ferreira, panorama geral das principais questões institucionais referentes à produção e publicação científica, defesas, atuação do corpo docente, avaliação dos egressos e editais, dentre eles, o Programa Institucional de Internacionalização (Capes Print), que está em fase seletiva.

Para encerrar o encontro, o pró-reitor solicitou depoimentos dos estudantes para que ele compreendesse a presença tão efetiva. As comissões e os representantes estudantis apresentaram e explicaram os seus objetivos e o planejamento e os passos já executados até o momento. “Nossa ação já começou e, em breve, as redes sociais estarão repletas de informações sobre nossa produção, como é bom fazer parte desse programa e como temos pesquisa e extensão de muita qualidade”, enfatiza Gina Reis, membro da comissão de Comunicação.

“A criação do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade foi uma aposta ousada da UFBA”, destaca o pró-reitor. É essa ousadia que se estende, hoje, ao corpo que compõe a Pós. E é nesse sentido que os discentes se sentem aptos e livres a cooperar, participar ativamente e modificar a história do programa deixando, além dos textos das suas pesquisas, uma marca em movimentos de produção e contribuição de trabalho. O órgão colegiado verdadeiro deve permitir essa gestão democrática e aproveitar de seus benefícios. Todos ganham.

Dados do Pós-Cultura

O Pós-Cultura, que completa 15 anos em 2020, é um dos pioneiros nos estudos das políticas públicas no Brasil e de outros aspectos relacionados ao campo da cultura e sociedade e em sua relação com o desenvolvimento, artes e identidades. Em 2018, o programa formou 55 estudantes, realizou 42 defesas de dissertações e 13 defesas de teses. É o maior número de defesas em um ano desde a criação do Programa. Nos últimos 3 anos, o Programa formou 122 novos profissionais pós-graduados em stricto sensu. “O papel nosso agora é conduzir o programa para uma condição de boa avaliação frente à Capes. Toda a comunidade Pós-Cultura está empenhada nessa retomada coletiva, através das diversas comissões, do colegiado, dos discentes e docentes. O programa está conseguindo construir esse novo momento de uma forma interessante. A ideia do POSCULTURE-SE! como nossa marca é exatamente apresentar esse momento em que o Programa se coloca novamente como uma referência brasileira e baiana”, afirmou o coordenador do Pós-Cultura, José Roberto Severino.