Moda e sustentabilidade será tema de mesa-redonda na UFBA durante a semana Fashion Revolution Salvador

Moda e sustentabilidade será tema de mesa-redonda na UFBA durante a semana Fashion Revolution Salvador

 

Como parte da programação da Semana Fashion Revolution Salvador, o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura promove no dia 24 de abril, às 14h, a mesa “Sustentabilidade empresarial na moda“. Com o objetivo de discutir a gestão da moda sustentável na perspectiva ambiental e sociocultural, a atividade contará com participação do professor da UFBA, doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas e líder do Grupo de Pesquisa LOGOS – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, Adriano Sampaio e da designer baiana, gestora social e doutoranda em Administração, Márcia Ganem.

O debate será realizado no auditório do Pavilhão de Aulas 5, localizado no Campus Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com mediação da professora Renata Pitombo Cidreira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, professora do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da UFBA e líder do grupo de pesquisa Corpo e Cultura.

A Semana Fashion Revolution Salvador 2019 será realizada de 24 a 28 de abril com outras atividades na cidade, como debates, mostra de filmes, oficinas e bate-papos. O Fashion Revolution é um movimento internacional presente em mais de 100 países, criado com o objetivo de incentivar maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda a partir de atividades promovidas por núcleos voluntários.

O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão. O desastre fez com que as pessoas olhassem com mais atenção à cadeia de produção da moda, ao modelo fast fashion e às pessoas que estão por trás das roupas que vestimos.

Para saber mais acesse os links:

https://www.facebook.com/events/319628085364643

https://www.instagram.com/justamoda.co/

www.fashionrevolution.org/south-america/brazil

www.facebook.com/fashionrevolution.brasil

www.instagram.com/fash_rev_brasil

Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura

Facebook: @GrupodePesquisaCorpoeCultura