GP Poéticas convida para palestras na ação de extensão “Experiências do Corpo nas Artes em Fronteiras”
O Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas – Corpoaudiovisual (GP Poéticas/IHAC/UFBA) convida a todos para as ações de extensão “Experiências do Corpo nas Artes em Fronteiras”. O objetivo dessas atividades é promover o debate com artistas-pesquisadores e suas pesquisas que trabalhem nas fronteiras das linguagens artísticas. Os convidados dessa vez são os professores Leonel Brum e Osmar Gonçalves da UFC. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica e externa à UFBA. O local será o Laboratório do GP Poéticas, sala 309 do PAF-V, campus de Ondina da UFBA.
Palestrante: Prof. Dr. Leonel Brum.
Dia: 25 de abril de 2019.
Hora: 19h.
Local: Laboratório do Grupo de Pesquisas Poéticas Tecnológicas Corpoaudiovisual – Sala 309, PAF-V, Campus de Ondina da UFBA.
Título: POONP – Uma dança feita de vídeo
Resumo:
“POONP” é a abreviação de “Por onde os olhos não passam”, videodança criada pela coreógrafa Andrea Maciel e pelo videomaker Paulo Mendel. A palestra propõe uma análise estética e sintética da obra a partir de suas propostas de subversão de espaço e tempo. Essa videodança foi escolhida por ser considerara emblemática nesse contexto.
Mini Bio:
Leonel Brum é codiretor fundador e curador do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança. É doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro EBA/UFRJ. Em 2017 desenvolveu pesquisa pós-doutoral pela Ulisboa (Portugal) sobre curadoria dos festivais da Rede Ibero-americana de Videodança, com supervisão do Dr. Daniel Tércio. É professor e coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia. Tem livros e artigos publicados sobre dança, história da dança e videodança.
Palestrante: Prof. Dr. Osmar Gonçalves.
Dia: 26 de abril de 2019.
Hora: 9h.
Local: Laboratório do Grupo de Pesquisas Poéticas tecnológicas Corpoaudiovisual (Sala 309, PAF-V, Campus de Ondina da UFBA).
Título: Notas Flanantes: por uma estética do fragmento no audiovisual contemporâneo.
Resumo:
Desde as bienais de Veneza de 1999 e 2001, é possível identificar uma série de cineastas e artistas visuais que tem experimentado com obras curtas, breves, com filmes e instalações que se apresentam como pequenos “mundos interrompidos, pequenos pedaços de vida arrancados ao fluxo das coisas. Nesse trabalho, gostaríamos de pensar o que está em jogo nessas pequenas formas, nesse gesto de redução minimalista, nos colocando em diálogo com a obra Ventania (2016), de Igor Câmara.
Mini-Bio:
Osmar Gonçalves é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), com bolsa-sanduíche na Bauhaus-Universität (Alemanha), financiada pelo DAAD/CAPES. Realizou pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea na Sorbonne Nouvelle (2015), com bolsa CAPES. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem e estética do audiovisual. É coordenador do Seminário Temático Interseções Cinema e Arte da SOCINE e vice-coordenador do GT Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem da COMPÓS. Líder do IMAGO – Laboratório de Estudos de Estética e Imagem, registrado no Diretório do CNPq, Osmar Gonçalves coordena também o projeto de pesquisa Do visível ao inapresentável: apontamentos sobre a fotografia brasileira contemporânea, financiado pelo CNPq (Edital Universal – MCTI/CNPQ Nº 01/2016). Organizou os livros Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea (Circuito, 2014), ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e, junto com Susana Dobal, Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (Casa das Musas, 2013).