Professora do IHAC pesquisa cultura digital e o mar
A professora do IHAC, Karla Brunet, em parceria internacional com o professor Juan Freire, da Universidade da Coruña (UDC), na Espanha, coordenador do grupo de pesquisa Recursos Marinos y Pequerias, desenvolve em Cairu, interior da Bahia, o projeto Narrativas digitais para a participação comunitária na gestão de ecossistemas costeiros. O grupo conta com a participação dos alunos do IHAC, Alcindor Oliveira, Fernando Krum, Igor Vieira, Maruzia Dultra e Silvana Rezende.
“Já faz um tempo que venho pesquisando sobre a interação de artistas e cientistas para desenvolverem trabalhos sobre o meio ambiente. Ano passado fui a um simpósio no MediaLab Prado (http://medialab-prado.es) em Madrid e conheci o professor Juan Freire, que é biólogo marinho e trabalha com cultura digital. Conversamos sobre nossos projetos de pesquisa e contei sobre “Geografias do Mar” (http://www.geografiasdomar.ihac.ufba.br/ ), uma obra que desenvolvemos em parceria com o oceanógrafo, professor da UFBA, Carlos Lentini. A partir disto começamos a pensar formas de colaboração”, disse Karla.
O projeto, que conta também com a parceria da UFBA – Cairu e com a Casa Familiar do Mar (CFM), tem objetivos bem específicos: desenhar uma metodologia adaptada às características dos habitantes das zonas costeiras para o registro de conteúdos digitais audiovisuais de forma colaborativa; ensaiar a metodologia em comunidades costeiras: Cairu, na Bahia (Brasil) e Aguiño, na Galícia (Espanha); incentivar uma reflexão e ação sobre a identidade da comunidade, sua localidade, peculiaridades e auto-estima, gerando uma visão da comunidade sobre ela mesma; desenvolver oficinas em Cairu e Aguiño para a construção das narrativas; documentação de todo o processo e criação de plataformas digitais onde se publiquem estas narrativas; desenvolver uma oficina em cada uma das localidades para apresentar os resultados das narrativas e onde cada comunidade poderá conhecer, discutir e comparar as narrações desenvolvidas pelo outro grupo.
Em parceria com a Casa Familiar do Mar, foi realizada uma seleção com os jovens das comunidades de Cairu. “As oficinas durarão três dias (manhã, tarde e noite). Serão divididas em oficina de vídeo, áudio, fotografia e GPS. Os jovens poderão participar de mais de uma oficina e, durante este período, estarão editando e trabalhando com o material capturado”, disse Karla.
A professora contou que essa é uma ação preparatória, e que a idéia é criar um projeto piloto, uma metodologia de trabalho que estará disponibilizada na web, com licença livre, envolvendo a criação de um projeto que abarque no futuro outras comunidades de Cairu. Ela revelou que o projeto ganhou apoio do edital de ação preparatória da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID)
Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, basta acessar os sites: Narrativas Digitais e MediaLab Prado.