Vereadora defende cotas
A vereadora de Salvador, Olívia Santana (PCdoB), militante do movimento negro e ex- aluna do curso de Pedagogia da UFBA, defendeu as cotas para negros na universidade em debate realizado no IHAC na última terça-feira, dia 23. Ela começou o debate declarando que é dever da universidade discutir as ações afirmativas e o negro neste contexto. “Não podemos ter uma universidade que só represente uma classe brasileira: os ricos, brancos”, pontuou.
Contextualizando com a história, Olívia ainda ressaltou que a Lei Áurea só foi um caminho formal para a abolição, mas, segundo ela, não se pensou em um processo de inserção dos negros na sociedade. “Sou totalmente a favor do sistema de cotas nas universidades públicas. Não podemos comparar as condições de vida dos negros e dos brancos. Não podemos achar que isso é falta de capacidade. É falta de oportunidade”, afirmou Olívia.
O debate foi realizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), no auditório do PAF-III, com o tema Ações afirmativas e o seu papel no combate ao racismo. A mesa redonda ainda contou com a participação do professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, Fernando Conceição e do diretor do sindicato Associação de Servidores da UFBA, Humberto Bonfim.