Projeto “Amazonas – A História de um Rio” tem lançamento nesta terça-feira, 19

Projeto “Amazonas – A História de um Rio” tem lançamento nesta terça-feira, 19

Amazonas – A História de um Rio” é uma cartografia audiovisual afetiva desenvolvida pelo grupo Ecoarte/UFBA. É uma coleção de vídeos curtos, documentação, visualização de dados, white board, rotoscopia, crítica ambiental e clipes de texto que criam uma narrativa audiovisual geolocalizada do rio Amazonas. O enredo dessa narrativa mapeada em vídeo foi a primeira expedição de canoa ao longo do rio Amazonas, de Santarém a Belém. Foram quase 1000 km de remo neste grande e misterioso rio. Umidade, calor, mosquitos, cansaço fizeram parte da grandeza dessa experiência de 11 dias para sentir o maior rio do mundo com nossos próprios corpos.

“Amazonas. A História de um Rio” tenta recriar essa experiência vivida durante a expedição e reúne os sentimentos que temos sobre o rio com um pensamento crítico sobre o desmatamento, piratas, situação da população indígena e dados da Amazônia.

Para conhecer sobre o projeto Amazonas acesse http://amazonas.ecoarte.info/ (versão em Português) e http://amazon.ecoarte.info/ (versão em Inglês) 

Para maiores informações sobre o Congresso acesse https://www.congressoecologiapolitica.org/