Projeto das licenciaturas internacionais é explicado
Na reunião da Congregação Ampliada, realizada no último dia 16 de março, o vice-diretor do IHAC, professor Sérgio Farias, explicou o andamento do projeto que pretende criar cursos de licenciaturas internacionais na UFBA. O projeto poderá beneficiar muitos estudantes do IHAC.
O projeto piloto prevê que o aluno estude durante dois anos na Universidade de Coimbra, em Portugal. “A proposta inicial é que o estudante entre na UFBA, estude aqui um semestre, depois fique dois anos lá e retorne aqui para concluir os seus estudos, recebendo dupla titulação”, disse Farias.
O projeto deverá contemplar os estudantes das licenciaturas de biologia, física, matemática, química e os estudantes do IHAC que, caso optarem por estudar em Coimbra, no retorno, deverão concluir os seus estudos em uma dessas licenciaturas. “Essas áreas foram escolhidas porque nelas há falta de professores na rede de ensino da Bahia”, explica Farias.
Para os alunos que fazem parte dos programas de ações afirmativas, o projeto prevê uma bolsa de 500 a 700 euros e o pagamento das passagens e seguro saúde. Quem não integra o programa também poderá participar, desde que pague os custos em Portugal.
Segundo Farias, nos próximos dias 19 e 20 de abril, um grupo de professores de Coimbra virá a Salvador para discutir o projeto com os professores da UFBA. O projeto é fruto de uma cooperação dos grupos Coimbra de universidades européias e brasileiras. No Brasil, o referido grupo é coordenador pelo reitor da UFBA, Naomar Almeida.