Professor do IHAC busca estudantes dos BI interessados em projeto para barcos solares

Professor do IHAC busca estudantes dos BI interessados em projeto para barcos solares

 

Visando a preservação ambiental e a promoção do turismo sustentável em piscinas naturais de corais marinhos, o professor do IHAC Paulo Gomes está convocando estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares interessados em participar de um projeto para o desenvolvimento e construção de barcos movidos a energia solar.

A ideia teve como motivação o turismo praticado por meio de barcos movidos por “motores a explosão” na Ilha de Boipeba, na Bahia, que acabam sendo prejudiciais à funa e à flora marinha da região.

Para saber como participar e obter outras informações confira abaixo a mensagem do professor na íntegra:

Salve pessoal,

Meu nome é Paulo Gomes, sou professor do IHAC e frequentador assíduo do Lab-i (não chego a ser dependente, sou mais um usuário recreativo).

Sempre me interessei pelo desenvolvimento de veículos movidos a energia solar (carro, patinete, barco, drone, foguete e o escambau) mas nunca tive tempo e disposição para atacar este problema.

Nestas férias, me deparei com um problema grave que mudou minha disposição e que vou relatar rapidamente:

Na ilha de Boipeba há uma série de piscinas de coral lindíssimas.

Para quem não sabe, corais marinhos são animais que vivem em colônias e que tem um exoesqueleto calcário. Juntos, eles podem formar recifes enormes. Estes recifes são um ecossistema com uma grande biodiversidade fazendo parte do sistema de regulação da vida marinha.

Bom, os corais da ilha de Boipeba estão morrendo (bom não, né? Péssimo).

Eles estão morrendo por que os turistas, eu no meio, vão até eles para nadar, mergulhar e relaxar, mas vão em barcos que usam motor a explosão.

Só este nome, “motor a explosão”, já indica que não é boa coisa. Estes motores geram vibração, ruído e fumaça e estas três coisas são muito nocivas aos corais.

Poderíamos pensar que a solução seria proibir as viagens até as piscinas, mas elas são a grande atração turística da região e o ganha pão de um monte de nativos que viviam de pesca e que a cada dia tem menos peixes para pescar.

Assim, surgiu a ideia de se desenvolver um barco movido à energia solar para levar os turistas até as piscinas, se não resolvendo, pelo menos minimizando o problema.

Fiz uma pesquisa rápida e acredito que esta ideia é completamente viável.

Descobri também que há competições internacionais e uma nacional (Desafio Solar Brasil – DSB https://desafiosolar.wordpress.com/ ) para barcos solares.

Então, estou convidando a todos para, juntos, montarmos uma equipe com a missão de projetar e construir barcos solares.

Faríamos, inicialmente, o projeto de um barco dentro das normas do DSB, para competir já na prova de 2019 (e ganhar, é claro).

Mas nosso barco será muito mais legal. Será uma espécie de Tranformer, que rapidamente vira um barco seguro para 4 passageiros e um tripulante. Assim, podemos nos divertir na competição e ainda contribuir na preservação do meio ambiente em Boipeba e em muitos outros lugares.

Estou marcando a primeira reunião da equipe:

O que:   1ª reunião da equipe de desenvolvimento de barcos solares

Onde: IhacLab-i, térreo do PAF5 no Campus de Ondina da UFBa

Quando: dia 22/01/2019, às 14:00 (no meio das férias? É, eu também estou de férias, mas acho que vou aparecer)

Para quem: Qualquer ser pensante, humanoide ou não, terráqueo ou ET, que esteja disposto a trabalhar duro, sem remuneração, é claro.

Se alguém for louco o suficiente para vir, traga os amigos.

Bom, espero que apareça alguém, se não eu vou ter que fazer este barco sozinho.

Abraço a todos,

Paulo

ps: as regras da competição DSB de 2018 estão no anexo (AQUI).