Filósofo francês realiza palestra no IHAC

A partir de uma parceria internacional do IHAC com a Embaixada da França, um dos principais filósofos da pós-modernidade, o francês Oliver Mongin, irá realizar uma palestra, no dia 30 de março, às 17h, no auditório do IHAC, que fica no PAF 3, no campus de Ondina. O tema da palestra será sobre seu mais recente livro: A condição urbana: a cidade na era da globalização. A entrada no auditório será permitida até a sua lotação máxima, de 150 pessoas.

De acordo com um dos organizadores do evento, o professor do IHAC, Djalma Thürler, Olivier Mongin atua também como diretor e editor da revista de pensamento contemporâneo francês Esprit. “Dentro de sua obra, destacamos sua contribuição à reflexão política, com ensaios críticos referentes ao processo de democratização do Ocidente, assim como seus trabalhos acerca das transformações da sociedade contemporânea, a partir da análise da virtualidade, do predomínio da imagem e a proliferação da violência”. Além de Thürler, a organização do evento também conta com a participação dos professores do IHAC Elsa Kraychete, Marcos Guedes e Carlos Milani. A atividade foi aprovada como projeto de extensão pela Congregação Ampliada do IHAC.

Olivier Mongin nasceu em Paris, em 1951. Estudou letras e antropologia na Universidade Paris VII e história e filosofia na Sorbonne, nesta última empreendendo o primeiro estudo universitário sobre Lévinas na França. Diretor da revista Esprit desde 1988, é autor de uma trilogia sobre as paixões democráticas: La Peur du vide (1991), La Violence des images (1997) e Éclats de rire (2002), e ainda de Face au scepticisme: Les Mutations du paysage intellectuel (1998), entre outros. A condição urbana: a cidade na era da globalização, seu trabalho mais recente, lançado pela editora Estação Liberdade, (344 págs.) custa R$ 49. Para mais informações sobre o livro: http://www.estacaoliberdade.com.br/