Professoras do IHAC são contempladas no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq
Duas professoras do IHAC/UFBA acabam de ser contempladas na Chamada Pública 09/2018 para Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado foi publicado no dia 11 de janeiro site do órgão.
As professoras doutoras Denise Vitale e Renata Veras submeteram, respectivamente, os projetos intitulados “Cooperação Internacional, Esfera Pública e Mediações Transnacionais: Desenvolvimento Sustentável e Povos Indígenas no Sistema Interamericano de Direitos Humanos” e “As Licenciaturas na UFBA: Experiências dos Estudantes do Noturno no Ensino, Pesquisa e Extensão”.
A pesquisa proposta por Denise Vitale tem como objetivo analisar as possibilidades e limites da capacidade de mediações transnacionais do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH), com foco na agenda de desenvolvimento sustentável e dos povos indígenas e sua interface de gênero, privilegiando as mulheres indígenas. A partir do referencial de autores da teoria crítica, visa explorar possibilidades de compatibilizar tensões teóricas de fundo, como as que se estabelecem entre perspectivas cosmopolitas e soberania ou entre dimensões universalizantes e particularidades culturais.
Renata Veras já desenvolve a pesquisa com financiamento pelo CNPq através do edital Universal, tendo seu início em 2017. Tem como objetivos analisar as experiências que os estudantes das licenciaturas noturnas da UFBA vivenciam no ensino, na pesquisa e na extensão; investigar o contexto de expansão das licenciaturas noturnas na UFBA, desde sua criação em 1999; identificar os motivos de escolha dos estudantes pelas licenciaturas e pelo período noturno; conhecer a avaliação que se faz do ensino dos seus professores e de sua participação para a formação profissional; investigar o grau de participação e tipos de experiências dos estudantes na pesquisa e na extensão e conhecer o valor que atribuem à pesquisa e a extensão para a formação profissional. A equipe do projeto é composta de três estudantes de mestrado do PPGEISU e quatro estudantes voluntários: dois do BI em Humanidades e dois do BI em Saúde.