Professores conhecem nova metodologia
As professoras Cláudia Pinto Pereira Sena e Gabriela Rezende Pinto, da Universidade Estadual de Feira de Santana, explicaram, na tarde da última quinta-feira (dia 11), a metodologia de ensino conhecida como Aprendizado Baseado em Problemas para dez professores do componente curricular de Estudos sobre a Contemporaneidade I, do IHAC.
A metodologia vem sendo utilizada desde a criação do curso de computação da UEFS, há sete anos. Alguns dos professores do IHAC, a exemplo de Haenz Gutierrez e Ivani Santana, utilizarão a metodologia nesse semestre em suas turmas. Em linhas gerais, o Aprendizado Baseado em Problemas consiste na elaboração de um grande problema que os alunos tentam resolver durante o semestre através do estudo e pesquisas de várias disciplinas.
Desde dezembro do ano passado, o grupo de professores do componente de Estudos sobre a Contemporaneidade I tem se reunido, semanalmente, para discutir o programa do componente. Durante esse semestre, sempre nas quintas-feiras de tarde, o grupo, que agora conta também com cinco professores substitutos, se reúne para discutir o andamento do curso, a bibliografia, metodologias de ensino e os textos básicos que serão repassados aos alunos.
Na próxima quinta-feira, os professores receberão um curso de capacitação para a utilização da ferramento moodle. A professora Rita Aragão é a coordenadora do componente.