Café Digital #4 discute vida social e privacidade nas redes sociais

Café Digital #4 discute vida social e privacidade nas redes sociais

A quarta edição do Café Digital irá discutir como as barreiras entre a vida social e privada estão cada vez mais difíceis de se enxergar devido à espetacularização da vida íntima nas redes sociais digitais. Grandes aliadas no que diz respeito à expressão de opinião e acesso à informação, as redes sociais, se usadas de forma inadequada, podem trazer riscos para vida social. O dinamismo de informação na web permite que as notícias viralizem de maneira muito rápida entre os internautas, a partir disso, fotos mais íntimas ou informações sensíveis podem tornar-se uma porta aberta para pessoas mal-intencionadas. 

Com o objetivo de conscientizar sobre os riscos que podem resultar da exposição sem controle na internet e compartilhar medidas para promover uma navegação segura na web, o Café Digital convida para um bate-papo com Rodrigo Nejm, Diretor de Educação da Organização não Governamental (ONG) SaferNet, instituição sem fins lucrativos, referência nacional contra crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet.

Com inscrições são gratuitas, o evento acontecerá no dia 29 de novembro de 2018 (quinta-feira), das 10 às 12h, na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, localizada no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia. A atividade é dirigida à comunidade acadêmica da UFBA e de outras instituições de ensino superior, estudantes e professores da educação básica, assim como a comunidade externa. Haverá também emissão de certificado para os participantes.

Para inscrições e mais informações acesse www.cafedigital.ufba.br ou www.inscricoescafedigital.ufba.br.

Ao final do evento acontece também o café colaborativo.  Interessados em participar podem levar frutas, bolos, tortas, sanduíches, biscoitos, bolachas, torradas, pão delícia. O local não dispõe de espaço para acondicionamento de alimentos perecíveis ou que sejam sensíveis à temperatura.

Com 5 edições previstas para este ano, o Café Digital é uma ação de extensão aprovada no Edital PAEXDoc 2018 da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA e organizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade – ONDA DIGITAL do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).