Seminário “Trajetos & Inovações em Artes Cênicas” acontece em novembro na Escola de Teatro da UFBA
O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade, com o apoio da Escola de Teatro da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, convida para o seminário “Trajetos & Inovações em Artes Cênicas“, que pretende discutir a interdisciplinaridade na pesquisa contemporânea.
O evento acontece nos dias 20 e 21 de novembro/2018 no Foyer da Escola de Teatro da UFBA.
Programação
TERÇA, DIA 20/11
15h – 16h45 | Boas vindas – Homologação da nova liderança
Mesa: pesquisadores-representantes das linhas de pesquisa do PPGAC/ UFBA, com mediação de Deolinda Vilhena.
- Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea (I): Suzana Martins
- Poéticas & Processos de Encenação (II): Sonia Rangel, Cláudio dos Anjos e Zé de Rocha
- Abordagens Somáticas, Performance & Novas Mídias (III): Leonardo José Sebiane Serrano
- Dramaturgia, História & Recepção (IV): Antônia Pereira
- Processos Educacionais em Artes Cênicas (V): Célida Salume
16h45 – 17h | Intervalo
17h – 17h30 | Discussões Temáticas: comunicação de projetos de pesquisa em andamento dos estudantes vinculados as linhas de pesquisa (10 minutos para cada um), com mediação de Suzana Martins.
- Teatro Negro
Pesquisador: Tássio Ferreira Santana “Pedagogia da Circularidade Afrocênica – Candomblé Congo-Angola, Filosofia Bantu e ensino de Arte transdisciplinar” (linha V) - Processos Artísticos/ Culturais
Pesquisadora: Cristiane Petersen da Silva “Culturas Populares: o Ensino do Teatro de manifestações populares como meio de integração, socialização e aprendizado profissional no primeiro Curso Técnico de Teatro da Rede Estadual: Colégio ICEIA, em Salvador” (linha I)
Pesquisadora: Lilith Marques “Uma atriz e seus duplos: percurso criativo numa poética com a imagem” (linha II)
17h30 – 18h45 | Comentários
18h45 – 19h | Fragmentos da eco-performance: “A Fábrica de lágrimas de Sereia” (tese de doutorado concluída sob a orientação da Prof.ª. Suzana Martins) por Elizabeth Doud. Projeto de pesquisa prático-teórico que cria narrativas e metáforas sobre o fenômeno do lixo de plásticos e suas consequências negativas, onde o equilíbrio ecológico dos oceanos e o planeta estão sendo ameaçados. Através da figura mitológica da sereia, a artista argumenta e questiona sobre os riscos desse fenômeno.
QUARTA, DIA 21/11
15h – 15h45 | Prática: “Roda de Afetos em Movimento” de Daniel Becker
15h45 – 16h15 | Intervalo
16h15 – 16h45 | Discussões Temáticas: comunicação de projetos de pesquisa em andamento dos estudantes vinculados as linhas de pesquisa (10 minutos para cada um), com mediação de Célida Salume.
- Questões de Gênero nas Artes Cênicas
Pesquisadora: Yasmin de Freitas Nogueira “Anamnese: por uma poética do corpo negro feminino” (linha I)
Pesquisadora: Márcia Lima “Medeia Negra” (linha V) - Teatro do oprimido
Pesquisadora: Taína Assis Soares “Para Ser Curinga Basta Curingar? A Formação e Qualificação do Praticante de Teatro do Oprimido” (linha V)
16h45 – 17h | Comentários
17h – 17h45 | Pesquisador convidado: Marcos Uzel (estágio de pós-doutorado) “Dramaturgias de Márcio Meirelles e os seus reflexos na cena”
17h45 – 18h | Comentários
18h – 18h30 | Performance: “Hortênsia” por Daniela Amoroso. Projeto de pesquisa teórico – prático. Resultado do estágio Pós-Doutorado desenvolvido na Universidade de Paris VIII, o solo aborda questões do gênero feminino na contemporaneidade.
18h30 – 19h | Encerramento
Confirme sua presença no evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/351920115603102/