Próxima edição dos “Encontros em Relações Internacionais” discute a vida das plantas

Próxima edição dos “Encontros em Relações Internacionais” discute a vida das plantas

 

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI/IHAC) e a Área de Concentração em Relações Internacionais, vinculada ao Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (IHAC), convidam para mais uma edição da série “Encontros em Relações Internacionais“.

Dessa vez o evento discute “O Humano e o Não Humano: A Vida das Plantas” por meio da palestra ministrada pelo professor, ensaísta e escritor Evando Nascimento. O encontro acontece no dia 27 de novembro/2018, às 19h, no auditório do PAF-V, campus de Ondina da UFBA.

Resumo:

Durante milênios, as plantas foram consideradas como desprovidas de inteligência. Esse preconceito se baseia em grande parte no fato de se moverem lentamente, escapando a nossa percepção. Sobretudo na última década, filósofos, cientistas, escritores e artistas plásticos têm se esforçado em revalorizar a vida vegetal. Michael Marder, Emanuele Coccia, Fleur Daugey e Francis Hallé, em referência a pensadores como Aristóteles, Nietzsche, Heidegger e Derrida, são alguns dos autores com que a conferência dialogará, a fim de situar a questão em num dos países em que se encontra a floresta Amazônica. Não há dúvidas quanto ao fato de termos atingido o antropoceno, momento em que o planeta foi transformado profundamente pela existência humana, colocando toda a vida em risco. Importa assim reinventar a relação entre o humano e os outros viventes, em particular os vegetais, que representam 95% da biomassa. O trabalho do artista plástico e ativista de origem polonesa Frans Krajcberg (1921-2017), que se radicou em Nova Viçosa, extremo sul da Bahia, fornecerá mais de um elemento à reflexão.

Sobre o conferencista:

Evando Nascimento nasceu em Camacã, sul da Bahia, em 08 de agosto de 1960. É professor universitário, ensaísta e escritor. Em 2000, entrou para a Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu trabalho se desenvolve em torno das áreas de Filosofia, Literatura e Artes Plásticas. Fez Graduação na UFBA, Mestrado na PUC-Rio e Doutorado na UFRJ. Nos anos 1990, completou sua formação em Paris, onde foi aluno de Jacques Derrida (na École des Hautes Études en Sciences Sociales) e de Sarah Kofman (na Sorbonne). Lecionou durante três anos na Université Stendhal, de Grenoble. Em 2007, realizou um Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade Livre de Berlim. Já ministrou cursos e palestras em diversas instituições internacionais e nacionais, como a Universidade de Paris, a Universidade de Manchester, a PUC de Valparaiso (Chile), a Universidade de São Paulo e a Universidade de Viena. Foi o organizador do “Colóquio Internacional Jacques Derrida 2004: Pensar a Desconstrução”, em que Derrida fez a conferência de abertura. Publicou, entre outros: Derrida e a literatura (3ª. ed., É Realizações, 2015), Clarice Lispector: Uma Literatura Pensante (Civilização Brasileira, 2012) e, com Derrida, La Solidarité des vivants (Éd. Hermann, 2016). Coordena atualmente a Coleção Contemporânea – Literatura, Filosofia & Artes, pela Civilização Brasileira. Publicou, igualmente, os livros de ficção Retrato Desnatural (Record, 2008), Cantos do Mundo (Record, 2011, finalista do Prêmio Portugal Telecom), além de Cantos Profanos (Globo Livros, 2014).