Encontro com indígenas na UFBA debate as diferenças e as liberdades para um horizonte antirracista

Encontro com indígenas na UFBA debate as diferenças e as liberdades para um horizonte antirracista

Nos dias 30 e 31 de outubro, irá ocorrer, no auditório do Instituto de Biologia, campus de Ondina, da UFBA, em Salvador, o segundo encontro do projeto “Racismo e anti-racismo no Brasil: o caso dos povos indígenas”. Serão realizadas duas mesas-atos abertas ao público.

No dia 30, a partir das 18 horas, acontecerá uma roda de debates, que terá como tema as (r)existências diante das intolerâncias pensadas a partir das artes, e contará com os artistas Denilson Baniwa (que criou as peças gráficas do projeto), Célia Xakriabá (artista e doutoranda em antropologia na UFMG), Monilson Santos (Associação Cultural Nego Fugido), Graciela Guarani (cineasta e realizadora) e Sandro Sussuarana (Sarau da Onça) e com a Pró-Reitora de Ações Afirmativas da UFBA, Cassia Maciel.

Já no dia 31, a partir das 18h, lideranças e intelectuais indígenas, como Sônia Guajajara (liderança indígena e candidata à vice-presidência da República em 2018), Edson Kayapó (professor no IFBA), Eunice Kerexu (cacica da aldeia Morro dos Cavalos, SC) e Cacique Babau Tupinambá (liderança do povo tupinambá), além de Eliete Paraguassu (marisqueira quilombola da Ilha de Maré) e de Samuel Vida (Faculdade de Direito/UFBA), vão debater as ideias em torno do racismo e das lutas antirracistas. Também participarão dos debates Daiara Tukano (artista e mestranda na UNB), Felipe Tuxá (professor na UNEB e doutorando na UNB) e Alexandre Pankararu (cineasta e realizador).

O encontro é organizado em conjunto com estudantes indígenas da UFBA e da UFRB, e faz parte das comemorações dos 10 anos de existência do IHAC. Sua missão é encontrar pontos em comum para a formação de alianças anti-racistas entre intelectuais e ativistas indígenas, negra(o)s e branca(o)s.

As inscrições poderão feitas no local do evento ou via on-line através da página do evento no Facebook e pela plataforma do Google. Haverá emissão de certificado com carga horária aos participantes.

Projeto

O projeto “Racismo e anti-racismo no Brasil: o caso dos povos indígenas” é fruto de uma parceria que envolve a Universidade de Manchester (UMCR), na Grã-Bretanha, o Núcleo de Cultura Indígena (NCI), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pelo mestrado profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos indígenas no Centro de Humanidades, Artes e Letras (CAHL).

Liderado por Lúcia Sá (UMCR), Ailton Krenak (NCI) e Felipe Milanez (IHAC/UFBA), o projeto venceu o concorrido edital do Conselho Britânico de Pesquisas em Artes e Humanidades (AHRC) para promover debates sobre como o racismo afeta os povos indígenas e de que forma as populações indígenas vêm promovendo estratégias anti-racistas.

O primeiro encontro do projeto ocorreu entre os dias 14 e 16 de maio de 2018, em Cachoeira, na Bahia, no CAHL/UFRB, e reuniu 22 convidados indígenas de várias partes do país, além do Coletivo de Estudantes Indígenas na UFRB. A atividade gerou um rico acervo de vídeos realizados por Alexandre Pankararu e Graciela Guarani, junto do jornalista Bruno Miranda, que em breve serão postados no site do projeto; trechos selecionados desse material também serão publicados num livro de autoria coletiva.

No segundo encontro, que acontece agora em Salvador, além dos eventos abertos, haverá também uma série de reuniões, cujo objetivo é a produção de um documento baseado nas experiências do primeiro encontro e em outros tópicos levantados pelos participantes e/ou enviados pelos colegas que fizeram parte do primeiro evento. Esse documento será entregue a instituições de forma a influenciar a produção de políticas públicas de combate ao racismo contra as populações indígenas no Brasil.

Mesas de diálogos

30/10

Abertura: 18 horas

Temática: “Artes e as (r)existências contra as intolerâncias” com Denilson Baniwa, Célia Xakriabá, Monilson Santos, Graciela Guarani, Sandro Sussuarana e Cassia Maciel.

Local: Auditório do Instituto de Biologia (campus de Ondina/UFBA)

 

31/10

Abertura: 18 horas

Temática: “Horizontes emancipatórios” com Sônia Guajajara, Edson Kayapó, Eunice Kerexu, Cacique Babau Tupinambá, Eliete Paraguassu e Samuel Vida.

Local: Auditório do Instituto de Biologia (campus de Ondina/UFBA)