Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCus) é instituído no IHAC

Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCus) é instituído no IHAC

No último dia 16 de outubro, foi instituído, através da Resolução Nº 03/2018, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCus), do IHAC/UFBA. Interdisciplinar, o NuCus é resultado do crescimento e transformação do Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade (CuS), criado desde 2007 na UFBA.

Conforme Regimento Interno aprovado pela Congregação Ampliada do IHAC, o objetivo geral da criação do núcleo é fomentar e executar atividades de pesquisa e extensão que tratam sobre as relações entre as culturas, os gêneros e as sexualidades e ainda dialogar com a Universidade, com os poderes públicos, com as entidades e organizações da sociedade civil com vistas à promoção da plena cidadania de todas as pessoas.

Cerca de 40 colaboradores, entre docentes, técnico-administrativos, discentes da UFBA e de outras instituições, além de pessoas da comunidade, fazem parte do NuCus, dividindo-se em integrantes permanentes e integrantes colaboradoras.

À frente dos trabalhos, por um período de dois anos, permitida recondução, estão o professor Leandro Colling, como Coordenador Geral, o professor Djalma Thürler, como Vice-Coordenador, e o mestrando David Souza, como Secretário. Todos eles foram eleitos na primeira reunião do núcleo ocorrida no último dia 19 de outubro (foto abaixo).

“Já estávamos funcionando informalmente com quatro linhas de pesquisa e extensão desde o início do ano, agora isso foi formalizado e aprovado em Congregação”, explica o professor e coordenador do núcleo, Leandro Colling.

As quatro linhas de pesquisas mencionadas por Colling são: Estudos Trans, Travestis e Intersexo; Artes, Gêneros e Sexualidades; Lesbianidades, Feminismos e Interseccionalidades; Gênero e Sexualidade na Educação.

Além das pesquisas em cada uma das linhas, o NuCuS também realiza atividades de extensão e formação. Uma dessas atividades teve início no último sábado, dia 20 de outubro (foto abaixo). Trata-se do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade na Educação, ofertado através da Capes, em parceria entre a UFBA e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), para 225 profissionais da área da educação. O curso ocorre de forma semipresencial em cinco polos da UAB localizados em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Esplanada.

Trajetória do Cus

Ao longo dos seus onze anos de existência, as pessoas que integraram o CuS, grupo de pesquisa embrião do NuCus, realizaram uma série de pesquisas, várias delas publicadas em livros ou artigos em revistas acadêmicas. Além disso, o CuS criou e edita a revista Periódicus (https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus) e já realizou grandes eventos, a exemplo do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, em 2015, e o VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, em 2012.

“Nesse momento histórico em que vivemos, é importante que a UFBA reconheça o trabalho do nosso grupo em prol do respeito à diversidade sexual e de gênero dentro e fora da universidade”, destaca Colling.

Para conhecer e acompanhar as atividades do NuCuS, basta acessar a página do núcleo no Facebook: https://www.facebook.com/grupocusbahia/. O site do grupo está em fase de reformulação e em breve estará disponível. Já a sede do NuCuS está instalada na sala 307 do IHAC/PAF V, campus de Ondina, na UFBA.