Curso atrai 120 pessoas ao IHAC nas férias
As discussões sobre O protocolo de Kyoto no Brasil: política e mercado na pauta ambiental atraíram mais de 120 pessoas para o auditório do PAF III, no IHAC, no dia 22 de fevereiro, às 18h30, primeiro dia do curso de extensão sobre Ordem Mundial Contemporânea, coordenado pelos professores Elsa Kraychete e Marcos Guedes, ambos do IHAC. O curso teve mais de 140 inscritos de diversos bacharelados do Instituto e de cursos como Direito, Relações Internacionais e História.
“A idéia é proporcionar cursos nas férias aos alunos do IHAC que não têm tempo de fazer as suas atividades extras durante o ano. O curso tem dimensão multidisciplinar e possibilita a qualquer pessoa fazer, seja aluno ou não da UFBA”, informou Elsa Kraychete. A professora também disse que outros cursos serão proporcionados, durante o ano, por ela e pelo professor Marcos Guedes.
Na palestra de abertura, a doutoranda e pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), Andréia Ventura, disse que o Brasil foi um dos pioneiros ao projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Esse foi um dos assuntos discutidos por ela, que também explicou que o MDL é um dos mecanismos de flexibilização previstos pelo Protocolo de Kyoto para que empresas ou países atinjam as suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, incentive os países emergentes na busca da sustentabilidade.
“O Brasil é o 4º maior emissor de gases de efeito estufa, mas é considerado um dos países mais capazes de reduz as suas emissões de gases até 2030”, declarou Andréia. Segundo ela, a causa de maior emissão de gases no Brasil é o desmatamento e, em segundo, a agropecuária. Em terceiro lugar estão os veículos automotores.
O curso prossegue até dia 26 de fevereiro. Confira programação completa aqui.