O que são as atividades complementares? Quantas horas eu devo cumprir de atividades complementares?
O aprendizado dos estudantes não se limita à sala de aula. Muitas experiências enriquecedoras que ocorrem fora do contexto espacial e temporal clássico de ensino são importantes para o desenvolvimento de competências e valores fundamentais para os nossos estudantes.
Pensamos, por exemplo, na capacidade de: aplicar os conhecimentos em alguma prática; organizar e planejar o uso do tempo; criticar e fazer autocrítica; trabalhar em grupo; ter autonomia na vida e no trabalho; identificar e resolver problemas relativos às suas áreas de atuação; conciliar sensibilidade e razão na atuação sobre questões de interesse social abrangente, dentre outras.
As atividades complementares são, assim, compostas por experiências em: participação em seminários, congressos e encontros culturais; colaboração na organização de eventos; participação em pesquisas, com ou sem bolsa de iniciação científica; atuação em projetos de ação comunitária ou em atividades artísticas; estágios etc.
As atividades complementares podem ser realizadas no IHAC, na UFBA e mesmo fora da Universidade.
Em caso de dúvida sobre a adequação de alguma atividade, consulte por e-mail o coordenador de seu curso.
Serão consideradas Atividades Complementares a participação dos estudantes em seminários, congressos, cursos, encontros culturais e atividades artísticas, organização de eventos, pesquisas, com ou sem bolsa de iniciação científica, projetos de ação comunitária, desenvolvimento e construção de protótipos, experimentos científicos, representação institucional e estágios e outras atividades.
O aluno deverá completar as 360 horas de Atividades Complementares, sendo que, para o estágio, é possível validar somente 120 horas. Para componentes curriculares extras só poderá ser computado também 120 horas e o restante, obrigatoriamente, deve ser complementado com atividades extras, como seminários, palestras, congressos, dentre outros. O aluno só poderá concluir o curso após as Atividades Complementares concluídas.
Os certificados dessas atividades serão avaliados pelos coordenadores dos cursos para posterior computação da carga horária do graduando. O estudante deverá, ao longo do curso, somar 360 horas em Atividades Complementares para receber o diploma.
Veja aqui como solicitar a creditação das atividades complementares.