Projeto oferta bolsa para estudantes do BI em Ciências e Tecnologia e da área da computação

Projeto oferta bolsa para estudantes do BI em Ciências e Tecnologia e da área da computação

O projeto “Módulo de atividade portugol para moodle – Etapa 2” está ofertando 1 (uma) bolsa de iniciação científica para os estudantes regularmente matriculados no curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia ou em qualquer curso relativo à Computação da UFBA.

O valor da bolsa é de R$ 400,00 e terá duração de seis meses (com início previsto para 01/09/2018), podendo ser renovada por igual período de acordo com o desempenho do/a bolsista.

As inscrições foram abertas no dia 18/06/2018 e seguem até o dia 20/06/2018. Os candidatos deverão enviar currículo Lattes e histórico de graduação atualizado para o e-mail: guna.santos@ufba.br.

Além da contratação de um/a bolsista, o projeto está selecionando um/a voluntário/a para colaborar na execução de dois planos de trabalho:

Requisitos do candidato

  1. Estar regularmente matriculado no B.I. em Ciências & Tecnologia ou em qualquer curso relativo à Computação da UFBA, cursando a partir do segundo semestre e não ser provável formando.
  2. Ter disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolvimento do projeto, a ser realizado nas dependências do IHACLab-i.
  3. Ter bom desempenho acadêmico, com coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 (sete).
  4. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes.
  5. Apresentar um perfil empreendedor, ser motivado, autodidata eter conhecimento em:

– Lógica de programação
– Linguagem javascript
– Linguagem PHP

– Banco de Dados Relacional (SQL)
– Compiladores (desejável)
– Desenvolvimento módulos moodle (desejável)

Fases da seleção

  1. Pré-seleção dos currículos e avaliação dos históricos de graduação.
  2. Entrevista a ser agendada.
  3. Prova escrita sobre os conhecimentos requeridos.

Contato

Caso surja alguma dúvida sobre a presente seleção, direcione um e-mail para o endereço eletrônico: guna.santos@ufba.br.

O Projeto

Uma das dificuldades no aprendizado de Lógica de Programação é o acompanhamento adequado dos algoritmos desenvolvidos pelos discentes, geralmente usando uma pseudolinguagem como por exemplo o Portugol. Para o docente, avaliar e dar feedback a cada algoritmo de cada um dos estudantes é uma tarefa que muitas vezes não é possível realizá-la em tempo hábil. O discente, por sua vez, muitas vezes se sente desamparado e inseguro sobre a criação do seu algoritmo devido à demora e às vezes ausência de um feedback adequado, além de muitas vezes não ter acesso à ferramenta adequada para desenvolvimento.

Ferramentas LMS (Learning Management Systems – Sistemas de Gerenciamento de Aprendizado) são bastante úteis e eficazes no apoio ao ensino de uma forma geral. O Moodle, uma ferramenta LMS largamente adotada, oferece recursos para atividades que podem prover avaliação imediata com feedback pré-definidos.

Na primeira etapa do projeto,  foi implantado, com sucesso, um módulo capaz de executar portugol na plataforma Moodle, tanto como atividade como item de questionário.

Nesta etapa, se pretende a modificação deste módulo, implementando rotinas que permitam a avaliação automática e/ou manual do pseudocódigo submetido pelo estudante tanto através de uma análise estática do algoritmo, como através de uma análise dinâmica da execução do mesmo. Fornecerá, também, o feedback ao estudante mais rapidamente.