Projeto oferta bolsa para estudantes do BI em Ciências e Tecnologia e da área da computação
O projeto “Módulo de atividade portugol para moodle – Etapa 2” está ofertando 1 (uma) bolsa de iniciação científica para os estudantes regularmente matriculados no curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia ou em qualquer curso relativo à Computação da UFBA.
O valor da bolsa é de R$ 400,00 e terá duração de seis meses (com início previsto para 01/09/2018), podendo ser renovada por igual período de acordo com o desempenho do/a bolsista.
As inscrições foram abertas no dia 18/06/2018 e seguem até o dia 20/06/2018. Os candidatos deverão enviar currículo Lattes e histórico de graduação atualizado para o e-mail: guna.santos@ufba.br.
Além da contratação de um/a bolsista, o projeto está selecionando um/a voluntário/a para colaborar na execução de dois planos de trabalho:
Requisitos do candidato
- Estar regularmente matriculado no B.I. em Ciências & Tecnologia ou em qualquer curso relativo à Computação da UFBA, cursando a partir do segundo semestre e não ser provável formando.
- Ter disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolvimento do projeto, a ser realizado nas dependências do IHACLab-i.
- Ter bom desempenho acadêmico, com coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 (sete).
- Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes.
- Apresentar um perfil empreendedor, ser motivado, autodidata eter conhecimento em:
– Lógica de programação
– Linguagem javascript
– Linguagem PHP
– Banco de Dados Relacional (SQL)
– Compiladores (desejável)
– Desenvolvimento módulos moodle (desejável)
Fases da seleção
- Pré-seleção dos currículos e avaliação dos históricos de graduação.
- Entrevista a ser agendada.
- Prova escrita sobre os conhecimentos requeridos.
Contato
Caso surja alguma dúvida sobre a presente seleção, direcione um e-mail para o endereço eletrônico: guna.santos@ufba.br.
O Projeto
Uma das dificuldades no aprendizado de Lógica de Programação é o acompanhamento adequado dos algoritmos desenvolvidos pelos discentes, geralmente usando uma pseudolinguagem como por exemplo o Portugol. Para o docente, avaliar e dar feedback a cada algoritmo de cada um dos estudantes é uma tarefa que muitas vezes não é possível realizá-la em tempo hábil. O discente, por sua vez, muitas vezes se sente desamparado e inseguro sobre a criação do seu algoritmo devido à demora e às vezes ausência de um feedback adequado, além de muitas vezes não ter acesso à ferramenta adequada para desenvolvimento.
Ferramentas LMS (Learning Management Systems – Sistemas de Gerenciamento de Aprendizado) são bastante úteis e eficazes no apoio ao ensino de uma forma geral. O Moodle, uma ferramenta LMS largamente adotada, oferece recursos para atividades que podem prover avaliação imediata com feedback pré-definidos.
Na primeira etapa do projeto, foi implantado, com sucesso, um módulo capaz de executar portugol na plataforma Moodle, tanto como atividade como item de questionário.
Nesta etapa, se pretende a modificação deste módulo, implementando rotinas que permitam a avaliação automática e/ou manual do pseudocódigo submetido pelo estudante tanto através de uma análise estática do algoritmo, como através de uma análise dinâmica da execução do mesmo. Fornecerá, também, o feedback ao estudante mais rapidamente.