Terceira edição do “Diálogos Sobre Gestão Cultural” acontece até o dia 28 de junho
Debater diferentes modelos de gestão na área da cultura na Bahia, a partir de uma perspectiva crítica, é o objetivo do Diálogos sobre Gestão Cultural, projeto que chega a sua terceira edição e acontece entre os dias 19 e 28 de junho, sempre às terças e quintas-feiras, às 9h30, na Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Corredor da Vitória). O evento tem entrada gratuita e reúne 12 palestrantes em torno de quatro temas: Gestão de espaços culturais independentes, O papel das instituições e o lugar da cultura, Formação de públicos e mediação cultural, Registro profissional e resistências no campo da cultura. A atividade é uma realização dos alunos da disciplina Oficina de Gestão Cultural, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA).
A mesa de abertura do projeto, no dia 19 de junho (terça), tem como convidados Daniela Amoroso (Casarão Barabadá), Gordo Neto (Casa Preta) e José Eduardo Ferreira (Acervo da Laje) para falar sobre os desafios e potencialidades da “Gestão de espaços culturais independentes”. Já no dia 21 de junho (quinta), a discussão é sobre a importância das instituições na promoção da cultura e os convidados são Mamadou Gaye (Aliança Francesa), Manfred Stoffl (Goethe-Institut Salvador-Bahia) e Marli Neidermaier (SESC Bahia), protagonistas da mesa “O papel das instituições e o lugar da cultura”.
Na segunda semana, serão abordados temas tão recorrentes quanto atuais: “Formação de públicos e mediação cultural” e “Registro profissional e resistências no campo da cultura”. No dia 26 de junho (terça), Isabela Silveira (atriz e gestora cultural), Jamira Muniz (Espaço Cultural Alagados) e Rita Aquino (FIAC) irão debater a questão dos públicos da cultura a partir de suas experiências enquanto gestoras de importantes espaços e projetos culturais. Encerrando esta edição do “Diálogos sobre Gestão Cultural”, no dia 28 de junho (quinta), Fernando Marinho (SATED), Maria Marighella (atriz) e Tiago Basto (advogado) debaterão a importância da institucionalização da área, as principais dificuldades e modos de resistências do campo da cultura na busca da sua legitimidade. Tal discussão se faz emergente diante de um contexto recente no qual o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou em pauta o fim da obrigatoriedade de certificado de capacitação para o exercício das profissões artísticas.
O “Diálogos sobre Gestão Cultural” é coordenado por Gisele Nussbaumer, professora da Facom/UFBA, e Adriana Santana, mestranda do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Póscultura/UFBA). O evento conta com o apoio do CULT (IHAC/UFBA) e do Goethe-Institut Salvador-Bahia.
Para se inscrever no evento clique aqui.
PROGRAMAÇÃO
19/06 (terça) – Gestão de espaços culturais independentes
Palestrantes: Daniela Amoroso (Casarão Barabadá), Gordo Neto (Casa Preta) e José Eduardo Ferreira (Acervo da Laje)
21/06 (quinta) – O papel das instituições e o lugar da cultura
Palestrantes: Mamadou Gaye (Aliança Francesa), Manfred Stoffl (Goethe-Institut Salvador-Bahia), Marli Neidermaier (SESC Bahia)
26/06 (terça) – Formação de públicos e mediação cultural
Palestrantes: Isabela Silveira (atriz e gestora cultural), Jamira Muniz (Espaço Cultural Alagados) e Rita Aquino (FIAC)
28/06 (quinta) – Registro profissional e resistências no campo da cultura
Palestrantes: Fernando Marinho (SATED), Maria Marighella (atriz) e Tiago Basto (advogado)
SERVIÇO
O quê: Diálogos sobre Gestão cultural – 3ª Edição
Quando: 19, 21, 26 e 28 de junho 2018 (terças e quintas-feiras), de 9h30 às 12h30
Onde: Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, Corredor da Vitória, Salvador/BA)
Quanto: Gratuito
Informações: https://www.facebook.com/