Projeto “Interpretações do Brasil” seleciona bolsista PIBIC/CNPq

Projeto “Interpretações do Brasil” seleciona bolsista PIBIC/CNPq

O projeto Interpretações do Brasil: Raça, Classe e Gênero em Perspectiva Global está selecionando bolsista de iniciação científica. Confira abaixo as informações sobre o processo seltivo.

Docente responsável:

Victor Coutinho Lage (IHAC/UFBA e Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFBA)

Breve descrição do projeto:

O projeto se divide em dois eixos principais. O primeiro eixo discute a centralidade das ideias de “nação” e de “modernização” nas “interpretações do Brasil” – expressão que dá nome a um conjunto heterogêneo de esforços de interpretar o país, indo desde clássicos como Raízes do Brasil ou Casa Grande & Senzala a movimentos culturais e artísticos como a tropicália. De maneira geral, as “interpretações do Brasil” podem ser pensadas não apenas como textos que, organizados por aquelas ideias, mas, ao mesmo tempo, como textos que expõem diferentes críticas à própria noção de modernização em seu caráter global e ao nacionalismo metodológico ainda predominante em muitos esforços contemporâneos (não somente brasileiros) de teorização. O projeto busca avançar nessa direção no primeiro eixo.

No segundo eixo, o objetivo é propor uma reinterpretação das “interpretações do Brasil” a partir de questionamentos interseccionais – especialmente, de raça, classe e gênero. Embora tenham repercutido com forte impacto nos movimentos sociais, feministas e ligados a questão racial, as questões de raça e gênero ainda se mostram pouco exploradas na literatura sobre as “interpretações do Brasil”. Nesse aspecto, uma retomada de Abdias do Nascimento e Lélia González se mostra frutífera, visto que ambos se engajaram diretamente com pensadores clássicos, apontando seu silêncio sobre raça e gênero, ou mesmo a reprodução do racismo e machismo nesses textos. Tendo isso em vista, o segundo eixo do projeto se dedica exatamente a essa releitura.

A pergunta de pesquisa do primeiro eixo: como se dá a relação entre o interno e o externo no processo formativo brasileiro, entendido à luz da produção global da desigualdade?

A pergunta de pesquisa do segundo eixo: como as questões de raça, classe e gênero atravessam a formação brasileira entendida pelo ângulo da desigualdade produzida globalmente, isto é, produzida na relação entre o interno e o externo?

Vaga disponível:

Uma vaga para Bolsista de Iniciação Científica CNPq.

  • Discentes interessadas(os) em se candidatar devem:
  • Ter disponibilidade para encontros presenciais semanais (datas a confirmar);
  • Ter interesse em pesquisa científica, incluindo a busca por bibliografia (artigos, livros e outros formatos) sobre o tema;
  • Ter interesse em escrita de artigo acadêmico;
  • Estar matriculada(o) na UFBA.

Documentos necessários para a candidatura:

  • Texto de apresentação (até uma página, em Times 12, Espaço 1,5), incluindo o interesse pelo tema; e
  • Histórico escolar da UFBA.

Critérios para a seleção:

  • CR igual ou superior a 7,0;
  • Disponibilidade para a presença nas atividades durante um ano;
  • Texto de apresentação;
  • Avaliação da entrevista.

 Observações importantes:

  • A documentação para a candidatura deve ser enviada até o dia 09 de junho, para o e-mail victorclage@gmail.com;
  • As entrevistas serão agendadas para o dia 12 de junho, pela manhã, no campus de Ondina, sala a confirmar. Os resultados serão divulgados por email, no mesmo dia;
  • Os documentos para a Bolsa precisam ser entregues no dia 13 de junho (ver documento enviado em anexo referente a isso), portanto é importante que as(os) candidatos já se antecipem quanto a isso, evitando a perda do prazo;
  • As(os) candidatas(os) devem ler atentamente o projeto, para que tomem conhecimento do tema e verifiquem seu real interessem no mesmo.

Documentos relativos à seleção:

Documentação para Bolsa CNPq (429 KiB)

Projeto Interpretações do Brasil: Raça. Classe e Gênero em Perspectiva Global (844 KiB)