Saiba como solicitar a creditação das atividades complementares
A resolução 01/2009, de 13 de agosto de 2009, aprovada pela Congregação Ampliada do IHAC, regulamenta as atividades complementares integrantes dos currículos dos Bacharelados Interdisciplinares. Serão consideradas atividades complementares a participação dos estudantes em seminários, congressos, cursos, encontros culturais e atividades artísticas, organização de eventos, pesquisas, com ou sem bolsa de iniciação científica, projetos de ação comunitária, desenvolvimento e construção de protótipos, experimentos científicos, representação institucional, estágios e outras atividades. Vale lembrar que os certificados dessas atividades serão avaliados pelos coordenadores dos cursos para posterior computação da carga horária do graduando.
A secretária executiva do IHAC, Fátima Pires Machado, afirma que os estudantes que já entregaram documentos que comprovam a participação em atividades complementares devem procurar a secretaria do Colegiado do seu curso para verificar se os pedidos foram validados pelo coordenador do curso. Após a validação do coordenador, as informações são incorporadas ao Sistema Acadêmico (SIAC) disponíveis no site https://siac.ufba.br.
Fátima também declara que a entrega dos documentos (cópia e original) comprobatórios das atividades complementares deve ocorrer, no máximo, até a metade do semestre previsto para a conclusão do curso. “Lembro também que o estudante só poderá concluir o curso após efetivação das 360h de atividades complementares”, afirma a secretária.