Minicurso sobre Democracia, Representação e Crise acontece em abril na UFBA

Nos dias 20 e 27 de abril de 2018, das 13 às 16h40, acontece na sala 209 do PAF-III, Campus de Ondina da UFBA o minicurso A democracia por vir: democracia, representação e crise, que será ministrado pelo professor da Universidade Federal do Ceará Márcio Pereira.

Partindo da Revolução Americana (1765-1783) – um dos eventos mais importantes para forjar o discurso dominante que temos hoje sobre democracia, a “democracia representativa” – o curso quer investigar linhas alternativas, de ontem e hoje, a esse discurso. Essa investigação busca oferecer ferramentas para pensar as recorrentes crises da democracia por representação e, mais que isso, mapear possíveis brechas alternativas a esse modelo.

Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade de Queen’s (Canadá) e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (doutorado em cotutela), Márcio é atualmente professor da Universidade Federal do Ceará. Circulando entre Fortaleza, Salvador e São Paulo, ele pesquisa, ensina e escreve sobre temas ligados, principalmente, à Filosofia Política Contemporânea. Um de seus últimos cursos livres (maio de 2017) ocorreu no SESC-SP com o título: “A filosofia revoltada de Albert Camus” (https://goo.gl/9Fufnu). Dentre as suas últimas publicações, destaque para “In Praise of Rebellion: Constituent Power and Dissent in the American Revolution”, Law, Culture and the Humanities (2017) (https://goo.gl/nSDTSJ) e “Salvar os corpos”, “conectar revoltas”, Revista Princípios (2018), em parceria com Amsterdan Duarte (https://goo.gl/n6a9LD).

O minicurso oferece 60 vagas. As inscrições (gratuitas) devem ser realizadas até o dia 20 de abril de 2018, às 12h, através do formulário on-line (disponível aqui).

Para mais informações sobre o minicurso clique aqui.