Professora do IHAC dirige peça sobre Joana D´Arc

A peça Joana D’Arc, que estréia dia 26 de novembro, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), é dirigida pela professora do IHAC, Elisa Mendes. O projeto, que é uma continuidade da pesquisa chamada Pesquisa e encenação de dramas a partir de personagens históricas, que já encenou os espetáculos A vida de Galileu e Lampião e Maria Bonita. é  um espetáculo, segundo a  professora, que envolve fé, mobilização e ação.
 
A peça, que faz um recorte no período de julgamento da personagem central, que culmina na sua execução na fogueira, discute o caráter arbitrário em que foram conduzidos os inúmeros interrogatórios, as investigações e a covardia dos expedientes pelos qual Joana D’Arc foi vítima. O espetáculo teatral já foi montado nacionalmente algumas vezes por atores e diretores célebres. “A história dessa heroína francesa oferece muito material para a discussão do nosso tempo atual. Violência, disputa sangrenta e eterna por territórios, a banalização da fé, o poder arbitrário das instituições religiosas são alguns exemplos”, comentou a diretora.
 
A atriz e jornalista Jussilene Santana, protagonista da peça, diz no blog do espetáculo que Joana D’Arc é uma máquina com muitos parafusos e muitas engrenagens, e estas engrenagens precisam estar com os parafusos muito bem ajeitados.  De acordo com Elisa Mendes, ainda em 2005, convidou Jussilene para o papel principal, iniciando as primeiras reuniões para a elaboração do projeto. “Depois da temporada na Sala do Coro do TCA, vamos entrar em novas “batalhas” por editais de manutenção e de circulação, sempre com a idéia de apresentação em outras cidades e estados”, disse.
 
De acordo com Elisa, o espetáculo, que é patrocinado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, no início das pesquisas, contou com o apoio do jornalista e ex-BBB Jean Wyllys, viabilizou financeiramente por dois meses o projeto. “Decidimos que a peça deve apresentar fatos importantes da trajetória de Joana, sem ordem cronológica. Cada espectador organiza a sua própria narrativa. O espetáculo apresenta os momentos de conquistas de Joana e também contempla a apresentação de parte dos inúmeros interrogatórios do tribunal eclesiástico”, falou Elisa Mendes.
 
Para mais informações é só acessar o blog do espetáculo Joana D’Arc: http://joana-d-arc.blogspot.com
 
Ficha Técnica do Espetáculo
Direção: Elisa Mendes
Texto: Cleise Mendes
Elenco: Jussilene Santana, Antônio Fábio, Caio Rodrigo, Carlos Betão, Jefferson Oliveira, Hamilton Lima e Widoto Áquila.
Onde será realizado: Sala do Coro do TCA, sempre às 20h.
Quando será realizado: 26, 27, 28 e 29 de novembro e dias 03 e 04 (dentro da programação do Mercado Cultural), e dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de dezembro.
 
Realização:
FUNCEB (Patrocinador), Da Rin Produções Culturais (Produção) e As 3 Produções Culturais (Produção Executiva).