Noite de homenagens ao ativista Ruy Cezar

Noite de homenagens ao ativista Ruy Cezar

No contexto do Congresso UFBA, na noite do dia 17 de outubro de 2017, artistas e autores de livro publicado pela EDUFBA, prestaram homenagem a Ruy Cezar, na presença de familiares e amigos.

O ativista Ruy Cezar (1953-2013), produtor cultural e fundador da Casa Via Magia, foi o homenageado no Ato-Político Cultural e lançamento do livro Políticas e gestão da cultura: diálogos entre universidade e sociedade, organizado pela professora do IHAC Clelia Côrtes e pelos doutorandos do Cultura e Sociedade, Alice Lacerda, Renata Leahy e Ricardo Soares.

No palco do Congresso UFBA, no Campus de Ondina, a professora Clelia Côrtes além de apresentar o livro, falou sobre relevância deste para o campo da cultura, por reunir pesquisadores, artistas, sociedade civil e Estado. A professora destacou o capítulo sobre articulação em rede e projetos culturais, de autoria de Ruy Cezar, para quem dedica a publicação dessa obra coletiva. “Esse momento é muito significativo. Ainda hoje, demos uma entrevista na Educadora sobre esse processo que reuniu trinta e cinco palestrantes em onze blocos e mesas temáticas que foram transcritas e transformadas em texto” conta.

A professora Marilda Santanna, também uma das autoras do livro, expressou sua admiração ao homenageado, a quem o considera uma grande referência no âmbito cultural “antes mesmo da cultura está escrita com C maiúsculo”. Para a professora “Ruy Cezar realmente representa um avanço”. Por seu turno, o músico Amadeu Alves afirmou que “não seria realmente quem eu sou, se não fosse essa experiência de ter conhecido o Mercado Cultural, ter conhecido o Via Magia, ter conhecido Ruy Cezar”.

As apresentações artísticas e musicais foram animadas por Marilda Santana, Letieres Leite, Seu Regi, Pedro Abib com a Ciranda da Resistência e Amadeu Alves com o Grupo Cultural As Ganhadeiras de Itapuã. Também estiveram presentes outros autores do livro, a exemplos do cineasta Pola Ribeiro, Joseania Freitas e Marcelo Cunha.

Familiares de Ruy Cezar agradeceram a homenagem. “Tudo cabe aqui, mais do que um oceano nos separa, mas estamos juntos numa mesma atmosfera” agradeceu a arte-educadora Rô Reyes, companheira de Ruy. O sociólogo Diogo Reyes, filho do casal, recomendou a leitura do livro “tem muita coisa bacana aqui, especialmente sobre a questão da cultura na atualidade, aqui na Bahia”. Para ele, os capítulos apresentados são “bonitos, sinceros e [de pessoas] que estão aí trabalhando para uma sociedade mais justa, para uma interface maior da cultura, da nossa vida cotidiana, por um mundo com menos intolerância”.

Confira fotos e VÍDEOS  no Instagram @ihacmiltonsantos