Estudantes realizam sexto congresso em novembro

Acontece de 5 e 8 de novembro o Sexto Congresso de Estudantes da UFBA. Este ano, o Congresso, que será realizado em frente ao espaço que engloba a Biblioteca Central da UFBA e o IHAC, irá abordar assuntos ligados ao meio ambiente, as questões da Universidade Nova, a conjuntura das Universidades brasileiras e sobre a Reforma Universitária proposta pela União Nacional dos Estudantes (Une). Movimentos sociais, como Coletivo Kiu, o Movimento dos Sem Terra (MST), o movimento indígena, e grupo de mulheres, além de representantes do Encontro Nacional dos Estudantes de Arte (Eneart), também estarão presentes.
 
Há quatros anos não acontece um Congresso de Estudantes na UFBA. Segundo a representante do Movimento Estudantil da UFBA e também aluna do BI de Saúde,Yasmin Ferraz, isso deve-se a falta de organização das gestões anteriores que não propuseram diretrizes de ação para esse fim. “Eles se preocupavam com outras demandas que iam sendo atendidas e não firmaram as diretrizes de ação, que, no início do mandato da gestão dos representantes do DCE, moldariam as atividades e ações a serem tomadas na sua gestão de um ano”, afirma.
 
Yasmin disse que um dos objetivos do Movimento Estudantil é abarcar os diferentes tipos de estudantes e as necessidades deles na Universidade. “Vemos que o perfil dos estudantes do IHAC é diferenciado, por apresentar cursos noturnos. Tendo em vista isso, o Movimento Estudantil tem o papel de buscar nossos interesses, como, por exemplo, a permanência da Biblioteca aberta até tarde, reprografia para atender a grande demanda e uma cantina, para os estudantes que vêm direto do trabalho, possam fazer suas refeições a um preço acessível”, conclui.
 
Um dos desafios do Movimento Estudantil é articular com a administração da UFBA para resolver o problema da burocracia para abertura do Restaurante Universitário (RU), que ficará em frente ao IHAC. Segundo Yasmin Ferraz, é importante lembrar que as manifestações não se restringem a interesses de um só Centro Acadêmico (C.A) ou da Diretoria Acadêmica (D.A), mas sim a toda Comunidade Acadêmica. “Os alunos devem participar do Sexto Congresso para entender nossas diretrizes e apoiarem nas decisões que são importantes para Comunidade Acadêmica em Geral”.